Notícias > Executive MBA AESE

Ministra Elvira Fortunato inaugura ano letivo 2022/2023 na AESE

14/10/2022

A AESE convidou a Ministra da Tecnologia, Ciência e Ensino Superior, Elvira Fortunato, para inaugurar o ano letivo 2022/2023, no dia 17 de outubro de 2022.


Numa sessão destinada aos participantes das 21.ª e 22.ª edições do Executive MBA AESE, a Dean da AESE, a Prof.ª Fátima Carioca, deu início ao encontro manifestando o desejo da AESE enquanto Escola pretender “fazer mais e melhor”.


Presentemente, “já todos entendemos e vivemos a magnitude da mudança. Ainda assim o que é novo continua a surpreender-nos constantemente, não só no campo da tecnologia, da economia, das ciências em geral, mas também nas aspirações das pessoas, na própria cultura e no cenário geopolítico. “A nossa identidade é sabida e reconhecida. Aqui trabalhamos, diariamente, a preparar líderes que, com responsabilidade e saber, integridade e espírito de serviço, marcam o presente e o futuro.” Para isso, “contamos também com o incentivo, o saber e a inspiração de muitos que por cá passarão durante este ano, como a Prof. Elvira Fortunato.”


“Tenho perante mim profissionais que decidiram seguir o curso da aprendizagem e da formação ao longo da vida.” “Um dos desígnios do governo, o do reforço da aprendizagem ao longo da vida, promoção de modelos de aprendizagem ativos, que potenciem a articulação com o universo social e empresarial, numa perspetiva produtiva, criativa e transformadora, enraizando o ensino na investigação e na descoberta, fomentando o espírito de observação, experimentação e inovação.”


A liderança, a verdade e o foco nos outros
“As business schools são determinantes ao delinearem e oferecerem programas como este MBA, que vos permitirá desenvolver mais e melhores capacidades de liderança, estratégia e de comunicação.” “Sei que a AESE desenvolve a sua atividade assente na colaboração entre pessoas, entidades e empresas, fazendo parte da maior parte de business schools a nível mundial, espalhadas nos vários continentes.”


A retenção de talento faz parte da agenda do atual Governo, como fator “superimportante, seja no âmbito de uma escola pública ou privada. Para além da formação propriamente dita, um dos programas que nós queremos lançar no Ministério e em conjunto com outras entidades consiste em não só reter, mas também atrair talento. Porque as duas coisas são importantes. Vamos lançar uns estímulos para os mais talentosos não se irem embora e os mais talentosos regressarem, sejam portugueses ou estrangeiros.”


Aos participantes do Executive MBA, a Ministra deu os parabéns “por terem escolhido este programa e continuarem a sua formação ao longo da vida.” Também deu os parabéns à AESE, por todo o trabalho desenvolvido, nomeadamente, por ter sido “a primeira escola a ter este tipo de formação.” Sobre o tema da Liderança, a convidada falou sobre a necessidade de “sermos verdadeiros”: “ser líder é falar verdade, pensar sempre no outro, trabalhar em equipa e valorizar” essa dinâmica, sem nunca deixarmos de “ser nós próprios”.


A título de conclusão, Elvira Fortunato rematou: “acreditem nas vossas capacidades, porque ao logo destes 20 anos de Executive MBA, muitos participantes foram promovidos, acederam a novas responsabilidades, outros tornaram-se empresários e consultores de empresas, e nalguns casos desenvolveram carreiras internacionais com muito sucesso. Aproveitem e sejam, acima de tudo, muito felizes”.



Legenda
Agostinho Abrunhosa (Diretor do 22.º Executive MBA AESE), Inês Magriço (Subdiretora do Executive MBA AESE), Elvira Fortunato (Ministra da Tecnologia, Ciência e Ensino Superior), Maria de Fátima Carioca (Dean da AESE), e José Ramalho Fontes (Presidente da AESE)