Natal Solidário MBA_GOS - AESE Business School - Formação de Executivos

Campanhas Natal Solidário

Nos tempos que correm, em matéria de intersetoralidade, muito se fala da importância de um trabalho concertado. Porém, infelizmente, questões de responsabilidade social continuam francamente associadas a filantropia das empresas, mais ou menos estratégica.

Este ano na AESE vai começar a fazer-se diferente! Para quê criar mais uma iniciativa solidária para a quadra que se aproxima, se há já tanto que se está a fazer, se há necessidades diagnosticadas, projetos e ações definidos?

Nesta quadra de Natal muitas organizações sociais, e aqui falamos do nosso universo GOS, estão empenhadas em campanhas próprias que fazem sentido no seu planeamento anual, integrando o Natal no ciclo de vida das organizações. Desde a venda de presentes solidários ou da angariação de cabazes ou produtos específicos, ao apoio a causas concretas, existe uma panóplia opcional significativa. Vamos então rentabilizar a intersetorialidade e desafiar cada aluno MBA a escolher a/as campanha/s para apoiar e a comprometer-se em divulgar na sua empresa, entre familiares e amigos, angariando por exemplo mais 10 pessoas que também aceitem apoiar a mesma causa.

Assim, opondo-se a uma visão meramente assistencialista, as entidades antigas alunas GOS que tenham a decorrer campanhas de Natal poderão ser alvo desta iniciativa.

Como? Tendo-as descrito em formulário próprio, que esteve disponível online durante pouco mais de 72 horas. A AESE fez o tratamento da informação e aos alunos MBA são apresentadas as diferentes campanhas em vigor, promovidas pelas várias organizações que frequentaram o programa GOS, com o desafio de escolherem a/as que consideram ter mais correspondência ou valor para si ou para as empresas em que estão integrados, de modo que se tornem “comerciais” das mesmas.

Um total de 30 campanhas, representando 28 entidades poderão beneficiar do apoio MBA AESE nesta quadra de Natal. No final, os 21º e 22º MBA não criaram novas iniciativas, mas apoiaram algo já definido.

O objetivo de curto prazo? Que as campanhas de Natal 2022 se tornem um sucesso!

O de longo prazo? Que as organizações consigam entrar nas empresas e, através deste “evento”, consigam criar relações mais duradouras. E que os alunos de MBA tenham presente a importância de, também eles, se tornarem uma peça chave da responsabilidade social na sua vida profissional e social. Porque, no fundo, todos somos responsáveis pelo bem-estar de todos os que estão à nossa volta, em especial, os mais desfavorecidos.

Tudo isto acontece entre alunos da AESE!

Cátia Sá Guerreiro | 18 nov.

Ajuda-nos a fazer os trabalhos da Casa? Construa connosco uma casa maior

Existem cerca de 400 crianças e jovens diagnosticados com cancro, todos os anos em Portugal. A Acreditar tem como missão melhorar a qualidade de vida das crianças e jovens com cancro e suas famílias. Um dos projectos mais conhecidos são as Casas Acreditar.

A Casa Acreditar de Lisboa está aberta para todas as famílias de crianças e jovens com cancro que, morando longe de Lisboa (Alentejo, Algarve, ilhas e PALOP), têm de largar as suas casas e as suas vidas para virem fazer o tratamento (que em Pediatria só existe em Lisboa, Porto, Coimbra e Funchal).

Desde 2003, já recebemos 436 famílias. Mas os 12 quartos da Casa já não são suficientes para dar resposta aos pedidos dos Serviços Sociais. Por um lado, os casos de cancro infantil em Portugal têm aumentado cerca de 1% por ano. Por outro lado, a Acreditar, seguindo as recomendações europeias de boas práticas, pretende alargar o seu apoio até aos 25 anos (neste momento apoia até aos 18 anos).

A Câmara Municipal de Lisboa cedeu um edifício geminado com a actual Casa Acreditar de Lisboa, uma oportunidade irrepetível. O projecto está pronto e começámos no início de Junho as obras de ampliação.

É para esta obra de grande impacto social que pedimos a participação de todos, como uma responsabilidade social partilhada – só assim é possível.

Contacto
Paula Andrade
pa@acreditar.pt
tlm 911864510

Saiba mais sobre a Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro

Pausa. Cuidar.

O Pausa. Cuidar. é um projeto de descanso do cuidador de crianças com deficiência. Pretende melhorar a vida das crianças e jovens com deficiência e suas famílias, permitindo algumas pausas dos seus cuidados pelas mães e pais que estão muitas vezes a prestar cuidados 24H/7 dias por semana, sem descanso, aliados à carga emocional, física e financeira que estes cuidados implicam e que levam muitas vezes ao isolamento social, estados de depressão, ansiedade e exaustão.

Pretendemos criar uma rede de apoio diferenciada de apoio ao domicilio (para garantir um ambiente familiar, conhecido e confortável) que permita que estas crianças e jovens tenham um acompanhamento especializado enquanto os seus cuidadores diretos se possam ausentar para saídas breves (jantar e cinema, por exemplo) ou escapadinhas mais alargadas, como alguns fim de semana.

O seu donativo vai permitir a concretização de deste projeto com a prestação destes serviços especializados, dado que muitas das crianças necessitam de cuidados muitos específicos, com permanência obrigatória de enfermeiros, por exemplo, permitindo um maior descanso, bem-estar, saude e felicidade a estas famílias.

Contacto
Isabel Cavaca
isabel@addapters.org
tlm. 919115583

A Addapters Org é uma associação sem fins lucrativos com estatuto de ONGPD – Organização Não Governamental das Pessoas com Deficiência e registo na Entidade Reguladora da Saúde, que tem como missão promover a equidade, diversidade e autodeterminação de crianças e jovens com deficiência através do desenvolvimento de projetos concretos, com o objetivo da sua plena inclusão na sociedade.

Com o seu apoio conseguimos provar que apesar de diferentes, as crianças e jovens com deficiência, não são invisíveis. São merecedores do melhor do mundo, como todas as crianças.

Saiba mais em www.addapters.org

Fonte dos Sorrisos

Chegou a época natalícia e com ela a nossa campanha de Natal Fonte dos Sorrisos!

Para quem ainda não conhece, o Fonte dos Sorrisos é um vinho solidário que a ANGEL Portugal produz e comercializa, desde 2013, em colaboração com o Monte da Ravasqueira e cujas receitas revertem na íntegra para Bolsas Terapêuticas. A frequência regular e sistemática de terapias é bastante importante para a melhoria da sintomatologia associada à Síndrome de Angelman. Através deste projeto, as famílias podem candidatar-se a ajuda financeira para facilitar o acesso às terapias mais adequadas para o seu familiar.

Cada pack contém 3 garrafas de Fonte dos Sorrisos branco OU tinto (não vendemos packs mistos) pelo preço simbólico de 11€ a que acrescem portes de envio. Podem efetuar as vossas encomendas através deste link >>  Após o preenchimento do formulário de encomenda irão receber uma fatura com referência multibanco. Assim que o pagamento for confirmado o Fonte dos Sorrisos é enviado para a morada indicada mediante transportadora. As entregas ocorrem em dias úteis entre as 9h00 e as 17h00. Novas tentativas de entrega têm um custo adicional.

Contacto
Catarina Costa Duarte
catarina@angel.pt
tlm. 966885700

Saiba mais sobre a Angel Portugal

Recolha de bens para bebé em empresas

Às famílias a quem damos apoio social, entregamos mensalmente um conjunto de bens. Temos tido cada vez mais pedidos de ajuda deste tipo e não é difícil prever que a actual conjuntura venha a criar mais necessidades.

O desafio é que os colaboradores de uma empresa se mobilizem e nos ofereçam bens para os bebés que acompanhamos e que entregamos consoante a necessidade de cada família.

Principais necessidades:

  • Fraldas de todos os tamanhos
  • Artigos de higiene para bebé
  • Leites NAN ou APTAMIL fases 1 e 2
  • Papas para 4 e 6 meses


Propomos que o lançamento desta campanha seja assinalado por uma visita nossa às vossas instalações para apresentar a associação e a campanha.
De todas as vezes que fizemos este lançamento, foi sempre muito positivo e, por vezes, alguns colaboradores passaram a ser nossos voluntários.

No final da campanha enviamos informação sobre o donativo de cada empresa e o reflexo da recolha global nos nossos stocks. Podemos, caso seja do vosso interesse, fornecer dados sobre o impacto da vossa ajuda.

Contacto
Rita Sousa Rego
rita.rego@apoioavida.pt
tif. 217 570 941 / tlm. 912 649 475

Saiba masis sobre a Apoio à vida
Estamos sempre abertos a visitas!
Podem vir entregar os bens ou, caso seja mais simples para a empresa, podemos ir buscá-los (Lisboa).

Visitas de Natal

O Natal está a aproximar-se e lançamos o desafio de darem um bocadinho do vosso tempo! Contamos com a vossa generosidade e deixamos esta ideia, indicando os passos necessários a dar:

  1. Juntar a família ou um grupo de amigos
  2. Fazer um cabaz de alimentos
  3. Entregá-lo em casa de uma família indicada pelo Apoio à Vida

Venham partilhar o vosso Natal com algumas famílias acompanhadas por nós!
Inscrições até dia 12 de Dezembro para visitasdenatal@apoioavida.pt

Contacto
Mafalda Líbano Monteiro
visitasdenatal@apoioavida.pt
tif. 217589818 / tlm.  939078783

Saiba mais sobre a Apoio à vida
Na visita à família pedimos que estejam, no máximo, 3 pessoas (exceção para famílias com filhos pequenos, que poderão levá-los). Depois de recebermos as inscrições, enviamos informação sobre a família a visitar (nome, nº pessoas, morada, contacto), para que possam fazer um cabaz à medida e combinar qual o melhor dia para visitadores e visitados!
Estamos disponíveis para esclarecer qualquer dúvida!

Natal Seguro, Vida Segura

O que de melhor se pode oferecer a famílias com crianças, do que a sua segurança? A publicação que a APSI disponibiliza — Manual para a Prevenção de Acidentes — condensa os melhores conselhos para prevenir aqueles acidentes que queremos evitar, com medidas e alertas que farão a diferença na saúde e bem-estar dos mais novos. Não é o manual de instruções que todos os pais desejam, mas é o manual de instruções de que todos os pais precisam.

Nesta Campanha aliamos a segurança à tradição e desafiamos as famílias a escrever cartões de boas festas e enviá-los a familiares e amigos, colocá-los nas caixas de correio dos vizinhos ou, simplesmente, nos presentes que vão oferecer.

Paralelamente contribuirão para que a APSI continue a sua missão de desenvolver mais conteúdos e ações que salvam vidas. Com 30 anos de existência, não temos dúvidas de que o trabalho desenvolvido contribui diariamente para que mais crianças cheguem à idade adulta sem sofrerem acidentes graves. Precisamos da ajuda de todos para continuar.

Oferta: 1 Manual + 6 cartões de Natal c/ envelope = donativo de 12€

Contactos
Ivone Bastos ou Margarida Alvarez
apsi@apsi.org.pt
tif. 218844100

Saiba mais sobre a APSI >>

Campanha Dê Troco a Quem Precisa

De 12 a 21 de dezembro irá decorrer a Campanha de Natal “Dê Troco a Quem Precisa” nas Farmácias aderentes de todo o país. Os utentes podem doar o troco resultante das suas compras ao Programa abem: Rede Solidária do Medicamento. Os donativos angariados durante esta iniciativa vão reverter para o Fundo Solidário abem:, para apoiar pessoas carenciadas no acesso aos medicamentos.

A Campanha “Dê Troco a Quem Precisa” é uma campanha de angariação de fundos promovida pela Associação Dignitude a favor do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento.
Podem ainda ajudar via MB WAY, para o número 932 440 068 ou por transferência bancária, para o IBAN: PT50 0036 0000 9910 5914 8992 7.
Os valores doados são integralmente usados na compra dos medicamentos dos beneficiários abem:. A Associação Dignitude, promotora do Programa abem:, emite recibos de donativo no âmbito do Estatuto de Benefícios Fiscais. Para tal, os doadores devem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para geral@dignitude.org.

Contacto
Maria João Toscano
Mjoao.toscano@dignitude.org
tlm. 919540212

Saiba mais sobre a Associação Dignitude

Brindar abem

  • Iniciativa solidária de angariação de fundos que consiste na dinamização dos Kits Brindar abem: junto da sociedade civil;
  • Cada Kit Brindar abem: é composto por uma garrafa de Dona Ermelinda Reserva (Tinto), um folheto informativo, uma gargantilha (em redor da garrafa) e uma carta de agradecimento;
  • Novidade da presente edição: serão colocados em alguns Kits, de forma aleatória, vouchers que concedem uma visita dupla à adega da Casa Ermelinda Freitas, seguida de uma degustação de queijos e vinhos;
  • A entrega dos Kits Brindar abem: será assegurada por uma transportadora, podendo os Kits ser entregues em diferentes moradas, sem quaisquer custos adicionais.
  • Prevemos que a distribuição dos Kits decorra até ao 15 de dezembro;
  • Cada Kit prevê um donativo de 50€


Contacto
Maria João Toscano
Mjoao.toscano@dignitude.org
tlm. 919540212

Saiba mais sobre a Associação Dignitude

Natal de Sonho

O Natal de Sonho vai ser festejado, com uma magia especial e de forma muito marcante, para todas as crianças e jovens da Oficina do Sonho:

  1. Vamos receber na nossa casa 90 crianças que viverão uma divertida experiência natalícia, na Casa da Terra dos Sonhos. Onde cada um poderá contribuir para que o Natal esteja carregado de espírito natalício e intenções para o futuro. O custo de cada criança é de 40€, inclui um presente de Natal que os levará a Sonhar mais alto.
  2. Vamos também, levar um fim-de-semana, à Serra da Estrela, 14 jovens, com direito a estadia num hotel, com visitas a museus e atividades outdoors. Jantaremos todos à mesa, como uma família, para contar histórias, dar gargalhadas e, no fim, ter o prazer de ver alguém com um sorriso pelo presente que acaba de receber. Para que esta magia aconteça precisamos de ajuda de parceiros no apoio com os custos de logística desta viagem, bem como para oferecermos um presente personalizado a cada jovem. O custo de cada jovem é de 261€. Criaremos assim momentos recheados de amor que deixará uma ‘marca’ nos seus corações nesta altura do ano tão especial.

Obrigada por estar ao nosso lado e sonhar connosco. Acreditamos que todos juntos fazemos mais e melhor!
IBAN da Associação PT50 0018 0003 4460 4908020 74
MBWAY para o nº 937 891 107

Contacto
Mónica Pereira dos Santos
monicapereira@terradossonhos.org
tlm. 913530436

A Terra dos Sonhos é uma organização portuguesa sem fins lucrativos que tem o objetivo de promover, de forma continuada, o bem-estar de crianças, jovens e adultos através de três programas distintos

A Oficina do Sonho promove o bem-estar de crianças e jovens em acolhimento, bem como o dos seus cuidadores, abrangendo as várias dimensões do seu ecossistema. Visa o desenvolvimento de competências socioemocionais, capacitando para um crescimento harmonioso e adaptativo, contribuindo para que estas vidas não deixem de sonhar, nem de acreditar que ser feliz está nas suas mãos.

Neste projeto pretendemos realizar o Sonho Profissional dos nossos jovens que residem em casas de acolhimento com o objetivo de os apoiar e guiar para que alcancem o percurso profissional desejado, e assim promover uma vida autónoma e a inclusão social dos mesmos.

Saiba mais sobre a Associação Terra dos Sonhos

Sabor Bolo-Rei

Gelados artesanais que contém um alto teor de fraternidade e gratidão.

Fratellini significa em italiano “irmãozinhos” ou “irmãos mais novos”. E foi para ajudar os “irmãozinhos” da Associação Vale de Acór IPSS que trabalha desde 1994 na recuperação de pessoas com dependências, que nasceu a marca de gelados Fratellini.

Algumas pessoas que fazem o programa terapêutico-educativo da Associação Vale de Acór têm grandes dificuldades de inserção profissional. Precisam de um ambiente de trabalho protegido onde possam ter um acompanhamento terapêutico próximo. A parceria com o projecto italiano da Cooperativa Giotto permitiu o desenvolvimento e a profissionalização do negócio, nomeadamente na formação dos geladeiros em Itália e na assessoria no desenvolvimento de receitas.

A partir de 1 de dezembro – compras superiores a 21€ tem um mono-sabor bolo-rei de oferta.


Contacto
Mafalda Miranda
m.miranda@remora.pt
tlm. 926881043

Associação Vale de Acór – Uma forma saborosa de ajudar! Saiba mais >>

Requalificação do Campo de Jogos

Uma das actividades terapêuticas realizada na nossa instituição é o exercício físico, incluindo desportos de equipa e ginástica. Esta actividade é extremamente importante para o projecto terapêutico dos pacientes, por permitir trabalhar a coesão de grupo com grandes benefícios para a sua saúde física e mental, nomeadamente para o desmame das substâncias psicotrópicas.

Actualmente, o piso do campo onde estas actividades são realizadas está muito degradado, prejudicando o desempenho dos pacientes e as condições de segurança para a prática destas modalidades.

Com esta campanha pretendemos que os nossos pacientes tenham acesso a um espaço adequado para a prática destas actividades, tão importantes no seu processo de recuperação!


Contacto
Catarina Vidal
catarinavidal@att.org.pt
tlm. 914682691

Saiba mais sobre a ATT – Assoc Tratamento Toxicodependêndias

Projeto Solidário Novelos de Afetos - Meadas de Partilha

A Casa do Professor coordena diversos projetos de apoio a inúmeros públicos, mas com uma atuação privilegiada na área da educação. Somos uma Instituição de Utilidade Pública e valorizarmos a nossa intervenção nesta nobre e incontornável dimensão.

No âmbito do nosso programa de responsabilidade social, o projeto solidário Novelos de Afetos – Meadas de Partilha, iniciado em fevereiro de 2013, promove o sucesso escolar de alunos carenciados que frequentam a escola pública. Acreditamos na efetiva igualdade de oportunidades e no conceito de escola inclusiva, contribuindo para a diminuição das taxas de indisciplina, absentismo e abandono escolar, bem como do aumento dos índices de realização profissional dos professores – fatores que sabemos estarem intimamente ligados.

Não estamos sozinhos nesta missão de apoio às escolas Francisco Sanches, Maximinos e Celeirós (Braga), das quais somos os mediadores com a extensa rede de parcerias solidárias que dão resposta a inúmeras necessidades (relacionadas com bens essenciais, educação, saúde e cultura). Trabalhamos diariamente para a expansão e coesão dos parceiros, de forma a podermos ajudar cada vez mais escolas.

Contacto
Jorge Teixeira
jorge.teixeira@casadoprofessor.pt
tlf. 253209650

Saiba mais sobre a Casa do Professor 

Fundo de Emergência Esperança

Atravessamos um período de emergência social. O apoio de instituições como a nossa torna-se ainda mais necessário e procurado. O custo de vida aumentou, assim como a instabilidade socioeconómica do país e, proporcionalmente, agravam-se também as situações de vulnerabilidade e de exclusão social das pessoas imigrantes que acompanhamos. Precisamos do seu apoio para podermos continuar a construir esperança nestes tempos tão incertos e desafiantes.

Atualmente, acompanhamos 824 pessoas (das quais 325 são crianças) com diversas respostas:

  • Atendimento e acompanhamento social (incluindo apoio documental);
  • Inserção profissional e formação;
  • Apoio alimentar (Mercearia Sabura);
  • Apoio em bens doados (Boutique Bu Gosta);
  • Serviços clínicos (consultas de medicina geral, psicologia, psiquiatria e apoio medicamentoso).

Faça parte desta corrente de esperança e contribua para a construção de projetos de vida digna e feliz de tantas famílias imigrantes e refugiadas.

Contacto
Ana Mansoa
ana.mansoa@cepac.pt
tlm. 914511626

O Centro Padre Alves Correia (CEPAC) é uma instituição sem fins lucrativos, com personalidade jurídica no foro canónico e civil, criada em 1992, por iniciativa e sob a responsabilidade da Província Portuguesa da Congregação do Espírito Santo.

O Padre Joaquim Alves Correia, de quem o Centro adotou o nome, foi um conhecido missionário da Congregação do Espírito Santo, que dedicou a sua vida à defesa e promoção dos direitos humanos e da justiça social.

MISSÃO – A nossa Missão é apoiar a pessoa imigrante em situação de vulnerabilidade na construção de um projeto de vida digna e feliz.

VISÃO- Uma Casa Comum, onde todas as pessoas se sintam acolhidas, protegidas, promovidas e integradas é a nossa visão, assente nos valores da Dignidade, Proximidade, Solidariedade e Compromisso.

Saiba mais sobre o Centro Padre Alves Correia- CEPAC

Um pingo de tecnologia e um toque de doçura

O Centro Paroquial da Cunha Baixa, presta apoio qualificado em cuidados individualizados e personalizados a mais de 80 utentes nas respostas de SAD e Centro de Dia.  O principal objetivo, é sermos mais e melhor todos os dias, partilhando, apoiando e acarinhando eficazmente os nossos utentes.

Com o projeto “Um pingo de tecnologia e um toque de doçura”, pretendemos contribuir para um envelhecimento ativo e risonho através da socialização interativa entre os seniores e os seus familiares, dinâmicas virtuais e estimulação cognitiva.

Todos os dias encontramos desafios no âmbito da nossa intervenção, mas pretendemos que os desafios se tornem oportunidades de crescimento e evolução no nosso desempenho diário.

Desenvolver atividades com grupos seniores, é também proporcionar experiências, vivências e acreditar que todo e qualquer ser humano é capaz de ir mais além, independentemente das limitações ou dificuldades.

Exemplo disso mesmo, foi a situação pandémica que vivemos.  A Covid-19 trouxe um período de isolamento a nível mundial. Todos nós fomos colocados à prova, mas os idosos, foram sem dúvida os mais desafiados, pelo isolamento, pelo tempo desinvestido, pela ausência e pelo medo. Durante este longo período os nossos utentes apenas tinham como meio de comunicação o telefone/telemóvel, o que aumentou a distância para os familiares e amigos.

Enquanto instituição, foi-nos difícil fazer um acompanhamento de proximidade com os nossos utentes, pois, apenas nos era possível chegar a eles através chamadas telefónicas. E foi então, que surgiu a ideia de tentarmos promover um maior domínio e conhecimento das novas tecnologias, junto dos nossos idosos.

Com esteve investimento, iremos:
 Promover a redução da pegada ecológica, diminuindo o consumo de papel usado em inúmeras atividades diárias “sopa de letras, palavras cruzadas…”.

  • Estimular componentes no âmbito da Saúde (reduzir os riscos do aparecimento de doenças mentais (alzheimer, depressão…).
  • Incentivar ao entretimento diferenciador (jogos cognitivos, estimulação da memória e raciocínio).
  • Dinamizar uma comunicação mais abrangente e adaptada à realidade social e tecnológica (facilitando a comunicação entre utentes e familiares geograficamente distantes)
  • Desenvolver competências individuais e grupais.
  • Instigar de forma saudável o equilíbrio de interação pessoal/humana com recurso a novas tecnologias.
Para o efeito pertentemos a aquisição de 4 tablets, 1 Coluna Bluetooth e 1 disco HDD, de forma a introduzir/desenvolver dinâmicas do mundo digital com os nossos clientes.
Acreditamos que iremos proporcionar aos nossos clientes um envelhecimento ativo, através de um lazer criativo, digital e enriquecedor.


Contacto
Pe. Paulo Domingues
geral@cpcunhabaixa.pt
tlf. 232621115

O Centro Padre Alves Correia (CEPAC) é uma instituição sem fins lucrativos, com personalidade jurídica no foro canónico e civil, criada em 1992, por iniciativa e sob a responsabilidade da Província Portuguesa da Congregação do Espírito Santo.

O Padre Joaquim Alves Correia, de quem o Centro adotou o nome, foi um conhecido missionário da Congregação do Espírito Santo, que dedicou a sua vida à defesa e promoção dos direitos humanos e da justiça social.
MISSÃO – A nossa Missão é apoiar a pessoa imigrante em situação de vulnerabilidade na construção de um projeto de vida digna e feliz.
VISÃO- Uma Casa Comum, onde todas as pessoas se sintam acolhidas, protegidas, promovidas e integradas é a nossa visão, assente nos valores da Dignidade, Proximidade, Solidariedade e Compromisso.

Saiba mais sobre o Centro Padre Alves Correia (CEPAC)

Sair é para Todos

O objetivo do “Sair é para Todos” é melhorar a qualidade de vida dos utentes das valências dos idosos, principalmente os mais dependentes, permitindo o seu acesso a atividades, passeios e serviços.

Para alcançar este objetivo, o CPSB necessita de apoio para adquirir uma viatura adaptada ao transporte de pessoas com problemas de mobilidade. Por questões ambientais e de sustentabilidade, pretendemos adquirir uma viatura elétrica.
A viatura ficará ao dispor dos utentes, permitindo que não existam tantas restrições no número de utentes que integram as nossas atividades diárias. Atualmente, o CPSB tem disponível apenas uma carrinha adaptada ao transporte de pessoas com mobilidade reduzida e que permite transportar em simultâneo 2 pessoas em cadeira de rodas.

Tendo em conta que prestamos apoio a cerca de 90 idosos de várias valências (ERPI, CD e SAD) e que muitos deles se encontram em situação de dependência, neste momento, as deslocações com os utentes implicam uma gestão logística muito difícil estando sujeitas a grandes restrições e limitadas às deslocações essenciais (Consultas, exames).

A nova viatura, que se juntará à outra já existente, será essencial para permitir mais atividades no exterior e mais acesso a serviços para os nossos utentes possibilitando também o acesso de mais utentes com limitações na mobilidade ao nosso CD tendo impacto direto ao nível da sua qualidade de vida e inclusão social.


Contacto
Bruno Portelada
bruno@cpsb.pt
tlf. 24340130

O CPSB conta com uma equipa multidisciplinar e dinâmica que frequentemente vê limitada a sua ação por falta de viaturas disponíveis para as atividades, em especial nas valências dos idosos. O transporte de pessoas com dificuldades na mobilidade, é um dos maiores problemas no dia a dia desta equipa de profissionais que apenas com muito sacrifício e dedicação consegue mitigar.

Saiba mais sobre o Centro Paroquial de São Bernardo

Cuidar para a Confiança e Conforto

O Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Luz desenvolve um projeto inovador de apoio domiciliário, através de uma equipa multidisciplinar, que presta apoio às pessoas, no seu domicilio, em diversas áreas, nomeadamente, medicina de clinica geral, neurologia, enfermagem, fisioterapia, psicologia e serviço social.

Este projeto permite às pessoas, no seu domicílio, receberem ajuda e serem acompanhadas pelos técnicos, reduzindo tempos de espera no SNS, tendo o apoio no seu conforto de casa e através de pessoas de confiança. Além de colmatar as deficiências do nosso SNS, prestando um serviço mais rápido, permite também criar laços de proximidade com as pessoas que apoiamos, combatendo o isolamento social e a solidão.

Este projeto tem financiamento até 31 de dezembro, mas é vontade da instituição continuar a prestar estes serviços, visto ser uma mais valia para as pessoas. Para isso, necessitamos de todo o apoio possível para continuar a remunerar os técnicos e suportar os custos de deslocação ao domicílio.


Contacto
Ludovina Pereira
direcao@larnossasenhoradaluz.pt
tlm. 916597793

Saiba mais sobre o Centro Social e Paroquial Nosa Senhora da Luz

Reutilizar neste Natal, ninguém leva a mal

Vai decorrer nas nossas Instalações a partir do dia 2 de dezembro até ao dia 30 dezembro uma feira de brinquedos, livros e outro material em segunda mão, esta iniciativa tem vários objetivos:

  1. Reutilizar brinquedos, livros e vendê-los a custos muito reduzido por forma a que todas crianças consigam ter presentes neste Natal.
  2. Promover o contato e o gosto pelos livros.
  3. Promoção de hábitos de compras de forma a evitar o desperdício de materiais e proteção do meio ambiente.


Contacto
Pedro Alexandre Bravo da Saúde
csp.penhafranca@gmail.com
tlf. 218127419

Saiba mais sobre o Centro Social e Paroquial da Penha de França e CATL- Jardim de Infância 

Farmácia Solidária

A Farmácia Solidária é um dos projetos da Crescer Bem, com o propósito de apoiar famílias, com crianças, em situação de vulnerabilidade social com questões de saúde grave, referenciadas pelos Serviços Sociais dos hospitais com que opera – Dona Estefânia, Santa Marta, Santa Maria e Beatriz Ângelo, nas seguintes situações:

  1. aquando da alta;
  2. necessidade de apoio técnico, dado os tempos de espera relativamente às entidades oficiais (óculos, próteses, cadeiras de rodas, etc)

Ajude-nos ajudar com o seu donativo!
NIB: 0036 0061 9910 0067 9018 1
MBWay: 910 891 691

Contacto
Isabel Ramos
isabelramos@crescerbem.pt
tlm. 919304510

Saiba mais sobre Crescer Bem 

Envelhecer ativamente

Angariação de fundos para equipar a sala de reabilitação.
Pretendemos equipar a sala de reabilitação com equipamentos que nos permitam melhorar a qualidade de vida dos nossos utentes e colaboradores e comunidade.

Contacto
Daniela Canastra
dt@centrosocialzibreira.com
tlf.249836589

Saiba mais sobre CSSPJFR- Zibreira

Natal à Porta

Combater o isolamento dos mais velhos na quadra natalícia e no sentido de reforçar os laços, a Delegação de Sintra da CVP pretende tornar esta quadra mais solidária e estar atenta aos mais vulneráveis e com apoio dos voluntários levar o espírito natalício casa das pessoas que se encontram mais sós, através da entrega de um cabaz de natal aos residentes no concelho de Sintra.

A ideia será a elaboração de um cabaz que contemple géneros da quadra natalícia.

Contacto
Filomena Espírito Santo
dsintra.dtecnica@cruzvermelha.org.pt
tlm. 912252438

Saiba mais sobre a Cruz Vermelha Portuguesa, Delegação de Sintra

Bolachas solidárias Natal

Já pensou em oferecer aos seus colaboradores, parceiros, familiares e amigas bolachas solidárias, feitas artesanalmente, por uma instituição sem fins lucrativos e desta forma apoiar a sua missão? Cada pacote tem um custo de 1€! 🧇
Emissão de recibo para efeitos fiscais

Contacto
Susana Cunha Trindade
susana.trindade@desafiojovem.com
tlm.918898729

Saiba mais sobre a Desafio Jovem

Livros solidários infantojuvenis

O Meu Mundo de Papel​

Num mundo imerso em afazeres da vida, onde o tempo escasseia, o pequeno Simão desperta a sua família de um modo inovador.
Nesta história, que não deixará ninguém indiferente, são destacados o empreendedorismo e as características individuais que nos tornam únicos, mostrando que o valor está, muitas vezes, desapercebido dentro da própria casa.
Quando chega o Natal, acontece algo inesperado…

Este livro é solidário para com o CAT-Renascer, em Torres Vedras, centro de acolhimento temporário.
PVP com 10% desc. 14,4€. Envios pelo correio: 1€

Contacto
Andrea Ramos
anevesmr22@gmail.com
tlm.934220654

Saiba mais sobre a Andrea Ramos

Presentes Solidários

A Campanha Presentes Solidários é uma iniciativa da FEC | Fundação Fé e Cooperação que existe desde 2006. Tem como objetivo principal apoiar a realização de projetos de desenvolvimento, concretizados por diferentes entidades e parceiros locais, em resposta a necessidades concretas de comunidades lusófonas, através da angariação fundos para bens específicos que são adquiridos localmente de forma a evitar custos desnecessários e a promover a economia local. A campanha é anualmente composta por um catálogo de 10.

Presentes para os oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Contacto
Mariana Pereira
mariana.pereira@fecongd.org
tlm. 916819475

Saiba mais sobre a FEC – Fundação Fé e Cooperação A campanha só será lançada formalmente na próxima semana.

Este Natal. Ofereça Esperanca!

Este ano a Mercearia Social já garantiu apoio regular a 603 pessoas… Somos todos os meses confrontados com novos pedidos de ajuda… E precisamos de si para conseguir garantir este apoio a quem mais precisa. Podemos contar consigo?

Contacto
Maria Roquette
ajusera@gmail.com

Saiba mais Fundação AJU -Jerónimo Usera e a campanha 

Presentes Solidários

Este Natal, com a campanha “Presentes Solidário” do Movimento de Defesa da Vida (MDV), vai poder proporcionar uma nova oportunidade às famílias e crianças acompanhadas, enquanto oferece um presente.

Esta iniciativa foi criada com o propósito de disponibilizar à sociedade civil a compra de presentes de Natal especiais, permitindo assim que a instituição angarie fundos para poder manter a excelência no trabalho que executa diariamente, e assim poder aumentar e melhorar a capacidade de resposta a necessidades urgentes que possam surgir na vida das famílias.

Esta é a 3ª edição desta campanha de Natal, no entanto esta destaca-se pelo leque de opções que disponibiliza. Este ano, além do já habitual Chá de Natal, vai encontrar presentes coloridos e alegres para oferecer às crianças. Ao comprar e divulgar, já está a ajudar!


Contacto
Mariana Mira Delgado | Ana Avillez
campanhas@mdvida.pt
tlf. 217994530 | tlm. 929152156

Saiba mais sobre o Movimento Defesa da Vida e a campanha 

Refeição Natal

Proporcionar aos nossos utentes e colaboradores uma refeição mais adequada e alusiva ao Natal, salientando que para muitos dos nossos utentes, possivelmente será a única refeição verdadeiramente de Natal que irão ter, e que, ou por não terem família ou por falta de presença da mesma, apenas vivenciarão o verdadeiro espírito do Natal no seio da família ODPS. Também é neste tipo de ações, com quem menos tem, que prosseguimos com a nossa Missão e com os Valores que assumimos.


Contacto
Paulo Correia
paulovcorreia1973@gmail.com
tlm. 919274979

Para cada donativo, e independentemente da sua forma, a Obra Diocesana de Promoção Social emitirá um recibo valorizado para que usufruam dos respetivos benefícios fiscais.
Na expectativa do vosso melhor acolhimento a este pedido, antecipamos, desde já, os nossos agradecimentos, pelo V/ nobre gesto de generosidade.

Oikosdonate

Acreditamos, acima de tudo, num mundo sem pobreza e injustiça onde o desenvolvimento humano seja equitativo e sustentável à escala local e global.

Contacto
Rita Valério
oikos.sec@oikos.pt
tlf. 218823630

Saiba mais sobre a Oikos

Neste Natal Apadrinhe a Educação em Moçambique!

A Associação Projecto Esperança apoia crianças, jovens e famílias vulneráveis em Moçambique. O nosso principal foco é a educação! Através da Associação/ONGD Hope4Moza, criada em 2017 para apoiar esta causa em Portugal , criámos a campanha de Natal 2022, com o intuito de contratar mais um professor para um dos nossos centros de apoio. A Educação está na base de tudo! Vamos ajudar quem tanto precisa!

Contacto
Isabel Alves
ifarrajota@hotmail.com
tlm. 938711783

Saiba mais sobre o Projecto Esperança Moçambique- HOpe4Moza

Recolha de Alimentos

Precisamos azeite, óleo, leite, atum e salsichas para entregar às famílias carenciadas acompanhadas pelo Dep. Ação Social

Contacto
Claudio Rios e Bruna Pereira
marketing@misericordiadesintra.pt
tlm. 962018707

Saiba mais sobre o Santa Casa da Misericórdia de Sintra. Esta campanha está a ser divulgada apenas a parceiros empresariais “B2B”

Gestos que transformam o mundo

A Campanha de Natal é uma iniciativa de solidariedade desenvolvida pela Solsef anualmente, desde 2012, no tempo do Natal.

De um modo geral, a Campanha de Natal é uma iniciativa de fundraising que pretende angariar fundos para apoiar anualmente um projeto de desenvolvimento no âmbito da educação ou da saúde em comunidades, além-fronteiras, com índice de Desenvolvimento Humano Baixo-IDH.

  • QUEM SOMOS
  • O QUE FAZEMOS
  • COMO AJUDAR
  • ATUALIDADE
  • LOJA
  • DONATIVOS

FAZ-TE SÓCIO
IBAN PT50 0035 0325 0000 0733 7303 5 BIC SWIFT CGDIPTPL
NIF: PT503 070 092

Campanha de Natal – O que é a Campanha de Natal?

A Campanha de Natal é uma iniciativa de solidariedade desenvolvida pela Solsef anualmente, desde 2012, no tempo do Natal.
De um modo geral, a Campanha de Natal é uma iniciativa de fundraising que pretende angariar fundos para apoiar anualmente um projeto de desenvolvimento no âmbito da educação ou da saúde em comunidades, além-fronteiras, com índice de Desenvolvimento Humano Baixo-IDH.

Em concreto, a Campanha de Natal pretende ser, ao mesmo tempo, uma oportunidade para educar em valores (em sintonia com o nosso eixo de atuação de Educação para a Cidadania), através do exercício coletivo da solidariedade a favor da educação e saúde de crianças e jovens empobrecidos, e um canal de fundraising para conseguir a concretização de ações sociais que requerem um investimento de recursos.

Os Jovens sem Fronteiras são, todos os anos, os principais embaixadores da nossas Campanhas de Natal. Junto das suas paróquias, contribuem na divulgação da nossa missão de solidarização do mundo e dinamizam a venda de produtos e a captação de donativos para conseguir recursos a favor do projeto apoiado no ano correspondente. Junto dos Jovens sem Fronteiras, trabalhamos valores éticos como o trabalho em equipa, o apoio mútuo, a consecução de objetivos e a atenção às necessidades de quem mais precisa.

Também contamos com uma vasta rede de instituições e particulares que contribuem anualmente, com as suas compras solidárias e os seus donativos, para o sucesso da Campanha de Natal.

A Campanha de Natal não seria possível sem o contributo dos centos de voluntários que cedem o seu tempo e entusiasmo ao serviço das nossas causas solidárias.

Como funciona?

Nesta ação, qualquer pessoa singular ou coletiva pode adquirir os nossos produtos através da nossa loja solidária ou fazer um donativo espontâneo através do nosso site institucional. Os lucros dos produtos vendidos e os donativos recebidos revertem para os nossos projetos de Cooperação Internacional.

Na Campanha de Natal de 2022, com o mote “Gestos que transformam o mundo”, o projeto apoiado com venda dos produtos e os donativos adquiridos é Qualificação Pedagógica (um projeto educativo que visa o apoio a um Liceu em Empada, na Guiné-Bissau, através do reforço de infraestruturas escolares, do equipamento de salas de aulas e da formação dos docentes).

Contacto
Inês Souta
ines.souta@solsef.org
tlm.961768381

Saiba mais sobre a Sol sem Fronteiras e sobre a campanha.

Mais informações

Cátia Sá Guerreiro
csguerreiro@aese.pt