Notícias > AESE Executive MBA > New York, New York: a jornada do AESE Executive MBA
New York, New York: a jornada do AESE Executive MBA
29/04/2025
De 29 de abril a 2 de maio de 2025, o campus do IESE em Nova Iorque acolheu a Semana Internacional do AESE Executive MBA. A energia contagiante entre participantes, professores e convidados marcou uma semana repleta de aprendizagem, partilha e inspiração.
Inteligência Artificial: vantagens e riscos de uma ferramenta que não se pode ignorar
Com foco no aperfeiçoamento de competências em Estratégia, Liderança e Inovação, as sessões sobre Inteligência Artificial demonstraram como esta tecnologia está a transformar o papel dos líderes e a dinâmica das equipas.
Um dos vários momentos altos foi o estudo da reputada marca de pianos Steinway, que mostrou ser possível prosperar mantendo a fidelidade à identidade da marca, enquanto se adotam abordagens inovadoras.
Um Retail Safari em NY
O Prof. Luís Cabral conduziu o grupo numa análise ao setor do entretenimento, destacando a articulação entre criatividade e oportunidades de negócio. Já o “Retail Safari” pelas ruas de Manhattan transformou as montras em casos de estudo vivos, desafiando os participantes a apurar o seu sentido crítico numa experiência urbana e imersiva.
De volta ao IESE, os participantes exploraram a aplicação da Inteligência Artificial na tomada de decisões, através das sessões da Professora Natalia Levina. Deborah Berebichez, entrevistada pelo Prof. Joan Jané partilhou a sua visão dos negócios, do contexto organizacional atual e dos benefícios, riscos e impacto potencial da IA nos negócios.
A transformação da HP com a impressão 3D foi apresentada como um caso de reinvenção bem-sucedida, revelando como a adaptação tecnológica pode revitalizar processos industriais. Um dos pontos altos foi a conferência de Paul Polman, CEO da Unilever entre 2009 e 2019, distinguido pelo Financial Times como “um dos grandes CEOs da década”. Polman partilhou a sua visão sobre como alinhar visão, inovação, lucros e impacto social e ambiental.
Liderar com a cabeça e com a pele
No âmbito da resolução dos problemas, o Prof. Thomas Wedell-Wedellsborg alertou para a importância de amadurecer as variáveis envolvidas na resolução de problemas complexos e do “reframe”, antes de se avançar para soluções. Seguiu-se uma conversa com Sir Clive Gillinson, que, através do seu percurso profissional e conhecimento sobre o Carnegie Hall, destacou a importância da objetividade, resiliência e empatia no exercício da liderança, num contexto cultural com características próprias.
As visitas à Bloomberg, à Microsoft e às Nações Unidas foram momentos de elevado entusiasmo, pela sua relevância global e pela forma como exemplificam a integração de inovação, comunicação, diplomacia e influência na gestão da atualidade.
De volta a casa, com valor acrescentado
A jornada do AESE Executive MBA prossegue agora em Lisboa, rumo à conclusão de um percurso transformador.