Not overhype AI again! - AESE Business School - Formação de Executivos

Notícias > Short Program

Not overhype AI again!

09/10/2023

“AI for decision making” é o nome do novo Short Program da AESE estreado no passado dia 9 de outubro de 2023, em Lisboa.


A Prof. Maria de Fátima Carioca introduziu o tema da “AI and Business Strategy”, cedendo palco à oradora convidada de NYU Stern, Natalia Levina, uma Professora que se destaca pelo cariz inovador com que trabalha a área de “Digital Innovation & Crowdsourcing,” em programas de Formação de Executivos e MBA. Recebeu o Prémio de Melhor Professora dos estudantes de MBA da NYU Stern’s e é frequentemente convidada como keynote speaker para conferências de natureza académica e corporativa.


O tópico desenvolvido com os participantes no short program foi “Introduction to Artificial Intelligence for Business” e “How AI disrupts industries and organizations?”. “AI não é uma nova tecnologia. Foi sobrestimada por décadas.” A oradora é de opinião de que não se deve sobrevalorizá-la de novo. “A previsibilidade” que a AI permite está intimamente ligada “ao quão melhor podemos esperar que o sistema funcione verso o acaso”, visto ser “possível automatizar as fronteiras entre as capacidades humanas e “a máquina”, para uma melhor tomada de decisão.”



Decisões altamente previsíveis, com um custo de erro reduzido, podem ser” para Natalia Levina “totalmente automatizadas.” “A precisão da AI ​​só pode ser avaliada com base numa plataforma de data verdadeira de elevada qualidade. Contudo, esses dados são muitas vezes dispendiosos ou impossíveis de obter”. A Professora fez progredir a discussão para as vantagens e as desvantagens entre a Inteligência Artificial e Realidade Aumentada. A adoção da AI nos negócios deve privilegiar a qualidade das decisões tomadas, dado o se preço elevado. A oradora deixa a consideração: “ao adotar a AI nas organizações, os líderes devem analisar vários níveis de risco. Se não for evitar de gerir riscos graves, a IA não deve ser implementada”.


A Prof.ª Marta Faria propôs o estudo da AI sob o ponto de vista ético e das tendências de futuro.


O Prof. Agostinho Abrunhosa conduziu os presentes num estudo de caso, cuja tomada de decisão pedida versava sobre a transformação do trabalho através da Inteligência Artificial. A AESE convidou Hugo Malheiro, da Accenture, para contar na primeira pessoa a sua experiência a cerca das aplicações que a AI pode trazer aos negócios.



O que dizem os participantes?
“O short program permitiu, com o apoio de um corpo docente internacional –  uma reflexão séria sobre o impacto da IA na tomada de decisão, distinguindo o estrutural do hype. Os modelos apresentados são muito relevantes na análise do impacto real da introdução das novas tecnologias nas nossas empresas e na sociedade.

A destacar o foco na medição real do impacto dos modelos, para além dos valores de accuracy apresentados pelos fornecedores, nas sessões da Professora Natalia Levina. E a abordagem filosófica da sessão da tarde, com a Professora Marta Lince Faria.” Vasco Mano, Project Manager, Técnico Superior da AICEP e 23.º Executive MBA AESE


“Hoje, a AESE Business School dedicou`-se ao tema da AI, tendo nós discutido o seu impacto nos negócios, as implicações éticas e as tendências do futuro, e, por fim, como pode a AI ser disruptiva nas indústrias e nas organizações. “Takeaway 1: AI is not a new techonology , it was hyped up for decades, let’s not overhype it again!” Jaquelina Vieira, Head of Business Insights & Strategy da CGD e 22.º Executive MBA AESE.

2024 Copyright AESE Business School :: Todos os direitos reservados :: Usamos cookies para darmos a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a sua navegação iremos assumir que não tem nenhuma objeção com a utilização de cookies.
2024 Copyright AESE Business School :: Todos os direitos reservados :: Usamos cookies para darmos a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a sua navegação iremos assumir que não tem nenhuma objeção com a utilização de cookies.