Notícias > Short program

O valor acrescentado numa estratégia de negociação

30/05/2022

“Estratégias avançadas de negociação” foi a proposta de short program apresentou nos dias 30 a 31 de maio de 2022. O objetivo consistiu em otimizar a experiência dos dirigentes que participaram na formação e dotá-los com ferramentas e competências capazes de elevar a sua habilidade de negociar a um patamar superior.

As conferências colóquio, os casos e os exercícios práticos foram orientados pelo Prof. Marcos Citeli, Diretor e Professor do Núcleo de Estudos em Negociação do ISE Business School, e Professor e Diretor Académico do IESE/ISE EMBA-SP.


No short program, os participantes foram expostos a situações competitivas, nas quais lhe era solicitado melhorarem as suas capacidades de negociação. A colaboração foi uma das competências desenvolvidas ao longo da formação. Para além dos intervenientes ganharem conhecimento sobre os dilemas da negociação, foi-lhes dada a oportunidade de estabelecerem critérios para a tomada de decisões éticas, refletirem sobre o seu estilo pessoal e o impacto que têm sobre os outros. “Perceber o quanto negociação depende ao mesmo tempo de intensa preparação e de muita criatividade, assim como da capacidade de improvisação” foram outras das valências trabalhadas em aula, com recurso a exercícios de negociação entre agentes com diferentes interesses na matéria negociada.


No final, o grupo sentia-me mais aptos confiante a estabelecer relações negociais com mais êxito e valor acrescentado para todos.



A experiência dos participantes
“Cedo percebemos que a negociação está em tudo o que fazemos, mas muitas vezes achamos que não somos dotados para tal e chegamos a acreditar que todos os negócios têm que ser fechados – ou não cumprimos com o objetivo. O short program de Estratégias Avançadas de Negociação veio mostrar o contrário. Cada negociação é uma aprendizagem e esta não só se trata de uma capacidade que desenvolvemos com a prática, como também de um processo com etapas bem definidas, ora colaborativo ora competitivo, que deverá estar focado na criação de valor através do diálogo. Neste curso foi possível não só perceber a importância da abordagem que devemos adotar a cada momento, como também entender que o relacionamento e a confiança são fundamentais à criação de valor acrescentado.” | Sofia Cabral Polónia, Senior Consultant na PwC PORTUGAL e participante no LEAP 2021


“O short program “Estratégias Avançadas de Negociação” superou as minhas melhores expectativas. Uma formação com elevada componente prática que ajudou a sistematizar conceitos, posicionamentos e abordagens.
O programa teve ao seu dispor um coletivo bastante heterogéneo mas qualitativamente bastante participativo, o que ajudou em muito a enriquecer o programa e os resultados conseguidos.
Pessoalmente, um marco de valor na minha formação.” | Luís Miguel Rebelo, Diretor de Loja na Arcol Cash & Carry


“Gostei muito de participar neste short program de “Estratégias avançadas de negociação”, onde comprovei a eficácia do método do caso. Este permite, discutir e participar em casos práticos, onde temos a oportunidade de viver a negociação de uma forma séria e didática. A participação de todo o grupo e as suas experiências individuais são muito enriquecedoras para a formação. Foi com muita satisfação que fiz parte deste grupo.” | Luís Gomes, Socio-gerente da Onstudio


“O curso de “Estratégias avançadas de negociação” da AESE foi diferenciador na medida em que me permitiu, não só alargar conhecimentos técnicos, mas também aumentar o meu autoconhecimento durante o role play de vários tipos de negociação: intraempresas, interempresas, gestão de conflitos, entre outros. O Prof. Marcos Citelli foi exímio na condução desta formação que intercalou exposição teórica com várias simulações práticas.” | Fernanda MendesMarket Access Manager da Pierre Fabre