Storytelling: o cimento que liga a mensagem e a torna duradoura - AESE Business School - Formação de Executivos

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Storytelling: o cimento que liga a mensagem e a torna duradoura

28/11/2022

Como seduzir a audiência e aumentar a notoriedade da marca é o desejo de dirigentes e executivos que pretendem contribuir para o florescimento dos seus negócios. Numa era em que as pessoas se debatem com falta de tempo, atenção e confiança, e o excesso de informação é avassaladora, a AESE organizou uma edição de “Storytelling in the digital world”, um short program com o Prof. Ramiro Martins, sobre como contar uma história capaz de criar valor. A formação realizou-se na AESE, a 28 de novembro de 2022.


A experiência com as organizações e com as marcas, começa, segundo o Professor demonstrou, muito antes do consumo, consubstancia-se durante a experiência e propaga-se até haver registo na memória desse contacto. “Basta recuperarmos a lembrança para voltarmos a reviver” o acontecimento, sobretudo se for negativo. E ainda assim, “é possível que reconstruamos a história e esta evolua de alguma forma, de cada vez que a contamos”.


O Storytelling ajuda a marca a dar ordem, sentido e solidez à maneira de transmitir a informação, perpetuando-a, como um “cimento ligante” na mensagem que se pretende fazer chegar ao cliente.


Para isso, Ramiro Martins, explicou como utilizar a “A Jornada do consumidor” no cumprimento deste objetivo e implementá-la em diferentes plataformas. O sucesso irá depender de vários fatores, como a clareza na identificação: do(s) protagonista(s), dos pormenores, do tom, do ambiente em que a ação decorre e dos canais. O êxito da estratégia consistirá em verificar se a história tem capacidade efetiva de transportar a audiência para a narrativa criada.


A definição de prioridades é essencial no processo de storytelling. Só assim os decisores poderão alocar sabiamente os recursos que possuem investindo em slots de informação que captem a atenção dos consumidores e vivam nas suas cabeças gerando relação com a marca e a aquisição do produto.


Ao longo do short program, os participantes foram desafiados a responder a exercícios práticos de construção de narrativas com um intuito predefinido.


O que dizem os participantes sobre o Short Program:

“Numa altura em que se multiplicam os estímulos à atenção e em que a comunicação é cada vez mais rápida, é fundamental que a mensagem seja passada de forma cada vez mais eficiente. Acredito que este programa dá ferramentas importantes para que consigamos comunicar de uma forma estruturada e extremamente eficaz em qualquer ambiente profissional.
A juntar a isso, este programa aborda a componente digital, cada vez mais importante. As metodologias apresentadas potenciam o sucesso destas comunicações, particularmente nas redes sociais. Sem dúvida um programa a não perder.”

Francisco Fernandes | Senior Solution Architect da EDP


“O short program “Storytelling in the digital world” deu-me uma visão diferente e mais completa sobre o poder de uma boa história e a sua importância na construção da identidade de uma marca. Permitiu-me adquirir conhecimentos sobre a narrativa e os elementos que uma boa história deverá ter, sem esquecer a integração do mundo físico e digital como solução imersiva.”

Iris Correia | Marketing Manager do Grupo Sacramento Campos

 

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