Notícias > What Coronavirus Could Mean for the Global Economy

What Coronavirus Could Mean for the Global Economy

01/04/2020, Lisboa

“Recentemente, no semanário Expresso, o reputado economista Nouriel Roubini (professor na Stern School of Business da Universidade de Nova York) é perentório ao afirmar que a pandemia causada pelo novo coronavírus provocará uma crise económica com impacto superior à crise financeira de 2008-2009. Os mercados de capitais já sinalizaram a catástrofe económica que se avizinha e os agentes económicos aguardam expectantes pela anunciada recessão mundial. Neste cenário, a incerteza com que os empresários e dirigentes são confrontados é muito elevada. Todavia, a melhor forma de lidar com este contexto desafiante reside no conhecimento e na informação.


A prestigiada revista de gestão Harvard Business Review acaba de publicar um interessante e pertinente artigo intitulado “What Coronavirus Could Mean for the Global Economy”. Com base na análise de pandemias anteriores, os seus autores exploram diferentes cenários de recessão económica e sugerem um conjunto de acções que se podem tomar já no curto-prazo. Recomendo vivamente a sua leitura, uma vez que relembrar o passado ajuda a construir o futuro. Os tempos que se avizinham não se afiguram fáceis mas, perante o desconhecido, devemos adoptar uma postura serena e prudente, evitando tomar decisões de forma precipitada.”


Por André Vilares Morgado, Professor da AESE



Sobre An article a day
Neste tempo de maior isolamento social é importante criar uma rotina diária de leitura e escuta, de reflexão e descoberta. É uma forma simples de aprendizagem que não só aumenta o conhecimento, como mantém o cérebro ativo, permite desenvolver competências estratégicas fundamentais para o futuro e potencia debates interessantes entre amigos ou em família.


A AESE decidiu recomendar diariamente um artigo de estudo, por ser essa a sua missão enquanto Escola de Negócios e pela vontade de contribuir para ajudar a comunidade a ultrapassar este período mais turbulento, inspirada-a.


Os professores da AESE estão disponíveis para acompanhar os Alumni da Escola, podendo ser contatados pelo endereço que indicam em cada artigo. 


Os conteúdos são disponibilizados através do email article@aese.pt, via LinkedinInstagram e AESEConnect.