Todas as áreas do conhecimento possuem os seus mitos e as suas ideias pré-concebidas e a cibersegurança também os tem. Com diferentes graus de frequência, ouvimos frases como “…isso é um assunto da informática, vou apresentá-lo ao meu diretor de tecnologias…”, “…a minha empresa não tem nada de importante para estes criminosos…”, ou ainda “…investir em cibersegurança não dá qualquer retorno económico…”. Destruir estas ideias e operacionalizar um modelo de governação que permita às suas organizações tirar o pleno proveito da transformação digital já em curso ao mesmo tempo que robustece as condições de resiliência digital da sua organização, é condição sine qua non para qualquer dirigente do século XXI.
Com efeito, e baseando-nos apenas do que aconteceu no nosso País em 2022, onde vários ciberataques de grande escala e âmbito ocorreram, existem evidências de que muitas das maiores empresas permanecem com baixos níveis de preparação nesta área. Embora os respetivos dirigentes já reconheçam a cibersegurança como uma importante parte das atividades na área do IT, ainda não compreenderam completamente o caráter estratégico e a necessidade de colocar a cibersegurança ao lado de outros fatores que determinam a sobrevivência do negócio.
É, por isso, fundamental construir o futuro com base na capacitação digital das organizações como catalisador da inovação e desenvolvimento e fazê-lo, alicerçado nas melhores práticas de cibersegurança, é um promotor de Confiança. Só com um elevado nível de maturidade em Cibersegurança nas pessoas, processos e sistemas das organizações, é que estarão reunidas as condições para a sua resiliência digital e subsequente promoção do desenvolvimento económico sustentado.
Esta sessão do Alumni Learning Program, no Porto, é patrocinada pela SUPER BOCK.
Orador
Lino Santos
Mestre em Direito e Segurança pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho, é coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança e membro designado ao conselho de administração da Agência Europeia de Cibersegurança – ENISA.
Foi diretor de Segurança e Serviços à Comunidade na Fundação para a Computação Científica Nacional, diretor do serviço de resposta a incidentes de segurança informática CERT.PT.
Preço
Membros do Agrupamento de Alumni da AESE com quota paga | Gratuito, com direito a trazer um convidado
Alumni AESE | 40 €
Local
Auditório da SUPER BOCK
Via Norte Aptd. 1044, 4466-955 Leça do Balio
Data
15 de junho de 2023
Presencial
18:00 às 19:30
Data limite de inscrição
14 de junho de 2023
Ficha de inscrição
Contactos