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AESE insight #127 > Thinking ahead

Artigos e Recomendações de leitura

Pedro Nuno Ferreira

Professor da Área de Política Comercial e Marketing e Diretor do EDGE da AESE Business School

Quando a música encontra o marketing

O desafio de olhar o mundo através da música é das melhores formas de encarar a beleza da criação intelectual.

Sou um amante da música, da boa música, razoavelmente eclético nas minhas preferências, mas reconheço que é do rock progressivo, do punk e pós-punk que eu gosto mesmo, e é da ligação da música, do fazer música, do ouvir música e da sua improvável relação com o marketing e as vendas que vou escrever nesta série de artigos.

Hoje, para começar, venho falar do melhor disco de sempre, não só do rock progressivo, mas de toda a música: The Dark Side of the Moon dos Pink Floyd, a maior e melhor banda rock de sempre.

A ideia
A primeira vez que ouvi este disco foi como uma revelação, aqui estava toda a música, o conteúdo, as letras com uma mensagem profunda e cheia de sentido, a guitarra genial e o ambiente perfeito das teclas, a harmonia das notas musicais, a perfeição das vozes.

Customer centric
O Dark Side of the Moon é um disco customer centric, tudo foi feito para servir os interesses dos clientes, dos apreciadores da boa música, resultado conseguido após alguns álbuns de experimentalismo e de criação de novos sons. Os que o criaram pensaram que estavam a fazer um disco para os seus fans, mas não.

Roger Waters, David Gilmour, Richard Wright e Nick Mason, com a ajuda do seu amigo e genial engenheiro de som Alan Parsons, do criador da inesquecível capa Storm Thorgerson, do incrível saxofone de Dick Parry e da notável improvisação de Claire Torry em The Great Gig in the Sky, não sabiam que iriam vender muito para além daquele, eventual, nicho, que iam disromper a música rock, criar o seu próprio mercado em modo explore (quando uma inovação, não uma melhoria de algo que já existe, ou modo exploit, mas sim a criação de algo novo e inovador que não existia antes e que cria uma nova necessidade) e chegar a milhões de clientes advocatus (no sentido latino da palavra, que não só nos defendem como também nos promovem) até aos dias de hoje, mais de 50 anos depois.

Produto
A obsessão de fazer um produto perfeito passa por génio criativo, planeamento, ensaio, teste de diferentes versões (nos 50 anos do lançamento do TDSOM foram publicadas as diferentes versões, demos e testes que são a demonstração disto mesmo), por pôr o cliente a ouvir (concertos antes do lançamento) para avaliar a reacção e melhorar o produto final.

Fazer um produto perfeito, o primeiro P do Marketing, que agrade e que leve o cliente a comprar, a recomendar e a repetir a compra, a advogar, foi o que o que os Pink Floyd fizeram, criando uma marca que perdura para além dos seus geniais criadores.

Comunicação
Passar na rádio era e é uma força de promoção de um produto, ter uns acordes que assim que os ouvimos sabemos logo de que música são, um super jingle e diversos memoráveis riffs de guitarra, um piano envolvente, à máquina registadora de Money sabemos logo que o sentido é a ganância e referências bíblicas, ao tique taque de Time sabemos logo que o significado é a envolvência da finitude.
A campanha de comunicação assentou num fantástico teledisco de Money, que cedo animou as discotecas dos anos 70, e nos referidos concertos pré-lançamento, um teaser, muito eficaz. Em pouco tempo toda a juventude britânica, americana e europeia, e depois a mundial ouvia, queria ouvir e queria comprar o Dark Side.

Equipa
Neste álbum, Roger Waters, David Gilmour, Richard Wright e Nick Mason, Dick Parry, Clare Torry, Alan Parsons e Storm Thorgerson, são uma equipa extraordinária, genial, criativa, que se completa e compensa, em que o colectivo vai muito mais além do génio individual de cada um. O valor deste colectivo criativo é infinitamente superior à excelência individual criativa e operacional de cada um deles isoladamente.

Preço
Um produto destes não tem preço, foram vendidos milhões de álbuns, ainda hoje são, a última edição que comprei, uma box com toda uma memorabilia, custou 10 vezes mais do que um CD actual de uma banda de topo, e já ninguém ouve CD’s!

Sugestão de Audição
Oiça o Dark Side of the Moon dos Pink Floyd, em todas as perspectivas, e agora nesta que aqui exploro, é o melhor disco de música rock alguma vez gravado e um case study de marketing.

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