AESE insight #45 - AESE Business School - Formação de Executivos

AESE insight

AESE insight

AESE insight #45 > Thinking ahead

E tu, que farias neste caso …? O Caso NOS Alive

The Heart of the Case Method
Part 2: Students as Stakeholders in Their Own Learning Success


What is the case method? How and why is it transformative? How does it facilitate the moments that both faculty and students remember many years later? What shift in mindset does case-method teaching require from educators?

The case method is about more than using business cases as a content source or encouraging students to participate in class. Yes, these elements are important. But the case method’s heart lies in its perspective on how students learn, which is quite different from pedagogies that privilege the instructor’s role in imparting wisdom to their students.

To analyze how case-method teaching works, we examine how it looks for both students and instructors. It is valuable to assess first what the case method requires from students and how their efforts benefit them. Doing so suggests what successful case discussions look like. It also sheds light on what the case method requires from instructors, which we’ll explore later in the series.


Read the article by the HBP Editors >>

Leituras de Verão

Ao longo deste período habitual de férias, semanalmente, sugerindo a leitura de um caso. 

Boa leitura e boas férias!

Autores do caso

Luis Costa, Alumnus do Executive MBA AESE
Jordi Martinez, Alumnus do Executive MBA AESE

NOS Alive – Let there be Rock

O NOS Alive, que teve a sua primeira edição em 2007, rapidamente se tornou um dos mais cobiçados eventos do calendário de festivais europeu, atraindo grandes nomes da música bem como um número sem rival de espectadores estrangeiros no contexto dos festivais portugueses.

A caminho da 11.ª edição, o NOS Alive tinha realizado um feito tão histórico quanto inédito ao esgotar a totalidade dos bilhetes dois meses antes de se ouvir o primeiro acorde no Passeio Marítimo de Algés. Mas este não era um trabalho realizado em algumas semanas ou meses: apesar de ainda não ter tido início a edição de 2017, já a de 2018 começava a ser planeada.

Perante este sucesso, Álvaro Covões não conseguia deixar de começar a pensar no passo seguinte: como escalar a receita de sucesso do NOS Alive sem perder os seus elementos diferenciadores, de festival urbano, com uma experiência única e centrado no melhor cartaz? Qual o caminho a seguir?

 
Ler o caso >>

100 anos, 100 casos AESE

  • OMSA Alimentación, S.A.
  • PriceWaterhouseCoopers
  • Grupo BCPAtlântico
  • Mudança Cultural na EDP
  • A Estrutura Directiva da Renfe
  • GLS – Grupo Luis Simões
  • Unicer Bebidas de Portugal: Construir uma Estratégia de Mudança
  • O Novo estilo da HP
  • Mapfre Finisterre
  • O Banco Grameen – O crédito como Direito Humano
  • Associação Guias de Portugal
  • As Políticas de Recursos Humanos do Grupo Universal
  • VIVO. Portugal Telecom e Telefónica de España no Brasil
  • Aravind Eye Care System
  • The Barefoot College
  • Infosys
  • As Espirais da Carreira Profissional
  • O “Pé de Jaipur”
  • Crescimento e diversificação na Martifer
  • Projecto de integração. A GALP em Espanha
  • Dr. Devi Shetty e a revolução na saúde – A Narayana Hrudayalaya Healthcity
  • Médis
  • Estratégia Corporativa da Galp Energia
  • Bancos Alimentares contra a Fome
  • Jaguar, Land Rover – Até quando sobreviverão?
  • FISIPE – Um MBO de alto risco
  • Grupo Casais
  • Santini – “I gelati più fini del mondo”
  • Infosys, Índia
  • TMG: Liderar a Empresa Rumo ao Futuro
  • Symington Family Estates (SFE) –A wine company geared to the future
  • Casa Relvas – A arte de ser disruptivo
  • Grupo Barraqueiro – Crescimento, diversificação e internacionalização (2019)
  • A Indústria de videojogos para consolas em 2011
  • Navigator: Uma decisão que pode mudar um País
  • Grupo Barraqueiro – Crescimento, diversificação e internacionalização (2020)
  • UNIPLACES – The quest for a competitive value proposition
  • Auto-Vila, Reciclagem de Resíduos Industriais, Lda. (1987-1995)
  • ClubSmart: uma parceria de sucesso
  • SIBS – A Rede do Multibanco
  • Patagonia, Inc.
  • A Teviz sete anos depois
  • Finishing do Millennium BCP em Julho de 2004
  • A Gestão da Inovação na Brisa
  • Econstroi – Uma Plataforma Electrónica de Compras do Sector de Construção Civil
  • Lusa – Agência de Notícias de Portugal
  • Vortal, Connecting Business and Public eTendering
  • Gestão da inovação na Portugal Telecom – O Programa Open (Fase 1)
  • Quinta da Aveleda
  • Brisa Inovação e Tecnologia: da Inovação para a Internacionalização
  • ActivoBank –- O Banco que simplifica
  • H3 – Fast Service / Not So Fast Food
  • Lusosider Aços Planos
  • Gestão da inovação na Portugal Telecom – O Programa Open (Fase 2)
  • ECCO Portugal – 2015
  • Luis Simões em Madrid – Reestruturação das Operações Logisticas
  • TMG Rumo ao Futuro
  • Solancis – O futuro construído pedra sobre pedra
  • Grupo EDP: From Insourcing to Full IT Outsourcing
  • Parques de Sintra – Monte da Lua
  • Grupo Parras
  • A Coopetição como estratégia de sustentabilidade no douro: O caso da Lavradores de Feitoria
  • Grupo Polisport – A eterna paixão pelas duas rodas
  • Grupo Sogrape – Tradição, paixão e inovação
  • SUMA – Gestão de Resíduos no contexto das “Smart Cities”
  • Fidelidade – A Internacionalização de uma Companhia de Seguros
  • Vulcano Termodomésticos, S.A.
  • Galp Energia – Iberização do Retalho
  • Logoplaste – Inovação no Mercado Global: da Embalagem à Solução
  • Millennium BCP – A Refundação de um Banco no Lançamento de uma Marca Nova
  • Ronald Reagan – Uma Campanha de marketing Político
  • Lançamentda Super Bock “MINI” – Estudos de Mercado na Indústria Alimentar
  • Clube Pedigree & Whiskas
  • HPP Saúde – A Avaliação da Satisfação dos Clientes
  • VêGê – Reposicionamento de Marca na Indústria Alimentar
  • Portugal Fresh
  • Vitacress – A conquista da Europa
  • Fly London
  • Science4You: desafios de crescimento num mercado em crise
  • VIA VERDE Portugal – A criação de um ecossistema
  • Mateus Rosé –- Making the brand sparkle to Millennials
  • Mimo TMN
  • Aerosoles
  • Levidura – Botas de Montanha – Um Projeto Industrial
  • Restaurante Lisboa
  • Marriot International Inc.
  • As contas do Benfica, Porto e Sporting
  • Lusoponte – O Refinanciamento da Ponte Vasco da Gama
  • O Aumento de Capital da EDP
  • Myojo Foods, Co. Ltd
  • A AbrilControlJornal
  • Sistema de Informaçãda Clínica Universitária de Navarra (SI-CUN)
  • Alliance Healthcare – Transformação Digital
  • E-Business na Galp Energia
  • A Odisseia do Endurance
  • Centro de Cirurgia Cardiotorácica de Coimbra
  • Fernando e Maria da Conceição
  • Departamento de Operações do Millenniumbcp
  • Starbucks Corporation: Motivação e Trabalho em Equipa
  • Travel Store
2024 Copyright AESE Business School :: Todos os direitos reservados :: Usamos cookies para darmos a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a sua navegação iremos assumir que não tem nenhuma objeção com a utilização de cookies.
2024 Copyright AESE Business School :: Todos os direitos reservados :: Usamos cookies para darmos a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a sua navegação iremos assumir que não tem nenhuma objeção com a utilização de cookies.