Notícias > Alumni Learning Program > Lifelong Learning > As vantagens de Organizações ágeis para José Gonçalves

As vantagens de Organizações ágeis para José Gonçalves

09/03/2021

As organizações “agile” nasceram num contexto VUCA, no qual a volatilidade, a incerteza, a complexidade e a ambiguidade são a justificação para a necessidade de uma rápida capacidade de inovação e de adaptação, a que as empresas na era digital estão sujeitas.


José Gonçalves, Presidente da Accenture Portugal, foi o convidado do ciclo Lifelong Learning do Alumni Learning Program da AESE para explicar em que consiste uma Organização ágil, quais as suas vantagens e os fatores críticos de sucesso a ter em conta. A sessão decorreu remotamente, a 9 de março de 2021.

As boas práticas de gestão testadas com sucesso no passado, “deixaram de ser suficientes para corresponder aos desafios e às disrupções dos negócios” na atualidade: “joga-se muito a capacidade de reagir, já que só planear não basta”.


Apesar do conceito ser simples, a sua implementação é complexa. Porém, organizações verdadeiramente agile têm uma maior probabilidade de entregar melhores resultados, consoante atestam os estudos desenvolvimentos pela Acccenture e por outras entidades independentes. Na verdade, a capacidade de inovação aumenta acima de 29 %, a produtividade 26 % e regista-se um aceleramento na entrega do produto em mais de 67 %. A adequação do negócio e do IT melhora em 64 %, o sentimento de pertença dos colaboradores ascende a 61 % e a rotatividade dos colaboradores reduz em 20 %.


A inovação, a colaboração e a Inteligência Emocional, e mais domínio digital são as novas competências que merecem investimento para alcançar sucesso no mundo corporativo.


Seguidamente à apresentação do Presidente da Accenture Portugal, foi altura dos Alumni AESE e seus convidados, Após a sua exposição, os Alumni colocaram algumas questões, gerando um debate mais alargado sobre o tema.




Artigos relacionados
Criar valor com organizações ágeis


Próximas sessões do Alumni Learning Program da AESE