Alumni AESE> 15ª Assembleia Alumni AESE – junho de 2021

Uma nova Economia para o Mundo e a Humanidade

Como escola de dirigentes, a AESE, que partilha a crença da inevitabilidade desse recomeço, sente-se compelida a contribuir para a reflexão e a descoberta criativa de novas soluções.
As linhas fraturantes de hoje – a degradação crítica do ambiente e dos recursos naturais, as desigualdades sociais, a ausência de cooperação, a falta de justiça e as falhas de liderança e de governança global – nunca estiveram tão expostas.
As sucessivas crises exigem que nos reinventemos.
Há que refletir profundamente e descobrir as novas soluções.

O Ciclo de conferências e debates que temos planeado irá reunir um leque de dirigentes e executivos de topo.

Participe nas sessões que compõe o itinerário até à Assembleia.

Assembleias AESE – uma visão para o futuro

XIV Assembleia | 20 de outubro de 2017

Mundo 4.0: Connecting people and business


A Indústria 4.0 não é um conceito futurista, é já hoje uma realidade que começa a ter efeitos nas empresas.

A Assembleia foi dedicada a debater os desafios de:

  • Como a Internet of Things, Big Data e a cloud se vão combinar para transformar a indústria”.
  • Como se configuram os Negócios no Mundo 4.0, tendo em conta as conclusões académicas produzidas pelos estudos desenvolvidos propositadamente pela AESE junto de dirigentes e executivos.
  • Como se organiza a empresa 4.0 e gere as pessoas numa multinacional da nova economia.
  • e como se está a modelar o trabalho de modo a integrar várias gerações ativas.


Conferencistas: Prof. Adrián Caldart (AESE), António Pereira Joaquim (Nissan), Carlos Ribas (Bosch), Cláudia Almeida e Silva (Fnac), Frederico Costa (Google), João Pedro Rego (New Holland), José Fonseca Pires (AESE), Michael Karasick (IBM), Patrick Dixon (Global Change), Pedro Henriques (Siemens), Pedro Lopes (Accenture), Sofia Tenreiro (CISCO) e Vasant Dhar (NYU Stern).

A Assembleia de Alumni da AESE decorreu no Centro de Congressos do Estoril.

Ver mais >>

XIII Assembleia: | 17 de outubro de 2014

De Portugal para o Mundo: roteiros e crescimento


Com uma adesão de mais de 600 participantes, a 13.ª Assembleia da AESE, lançou o debate sobre os roteiros de crescimento de Portugal para o Mundo, com apresentação e debate de dois estudos especialmente preparados para a ocasião. Ambos traduziam visões positivas da realidade: um sobre a internacionalização das empresas portuguesas e o investimento direto estrangeiro em Portugal; o outro sobre o protagonismo multiforme do talento das três gerações presentes nas empresas e como realizar a passagem do testemunho entre elas.

Conferencistas: Prof. Adrián Caldart (AESE), Prof. Maria de Fátima Carioca (AESE), José Manuel Fernandes (Observador), Luis Mesquita Dias (Vitacress), Isabel Vaz (Espírito Santo Saúde), Manuela Tavares de Sousa (Imperial), Francesc Planas (Prefabricats M. Planas), Geir-Arne Asnes (King Oscar), Daniel Bessa (COTEC Portugal), Prof. Luís Cabral, (Universidade de Nova Iorque e da AESE), Xu Lingjiang (Fosun European Office), Jorge Magalhães Correia (Fidelidade), Dr. Luís Amado (BANIF), João Vale de Almeida (Embaixada da União Europeia nos EUA), Salimo Abdulá (Confederação Empresarial da CPLP), António R. Simões (Sovena), Carlos Carreiras (Presidente da Câmara de Cascais), Juan Toribio (IESE), Raul Diniz (AESE), Maria de Fátima Carioca (AESE) e Paulo Portas (Vice Primeiro Ministro).

A Assembleia de Alumni da AESE decorreu no Centro de Congressos do Estoril.

XII Assembleia | 29 de outubro de 2010

Cidades sustentáveis e competitivas


Segundo Peter Drucker, “the best way to predict the future is to create it” e, no capítulo das cidades, constata-se que são os cidadãos – como gestores ou empresários, com as nossas famílias e os nossos colaboradores – quem vai definir a mobilidade, as redes e a melhoria dos centros urbanos.


Conferencistas: José Ramalho Fontes (AESE), Miguel Luz (Câmara Municipal de Cascais), Miguel Matias (Self-Energy), Filipe Santos (EDP), GBS Bindra (Lógica Internacional Inovação), Hans Rat (UITP), Tiago Farias (IST), José Luís Simões (Grupo Luís Simões), Cristina de Azevedo (Fundação Guimarães Capital Europeia da Cultura), António Pires Santos (IBM’s Energy & Utilities Business Solutions in Europe), Luis Manuel Calleja (IESE/AESE), Diogo Vasconcelos (Cisco), Jorge Sampaio (Nações Unidas) e Raul Diniz (AESE).

XI Assembleia | outubro de 2005

Caso PORTUGAL


Os 25 anos de experiência na utilização do Método do Caso e a situação económica vivida em Portugal, serviram de mote para a elaboração do Caso Portugal – a gestão e as pessoas.


A equipa AESE/IESE responsável pelo estudo, sob a direção de Juan Toribio, contou com um painel de aconselhamento composto por António Borges, Henrique Neto, Luís Cabral, Luís Mira Amaral, Manuel Ferreira de Oliveira e Teodora Cardoso.


A discussão deste tema na XI Assembleia da AESE teve por finalidade conferir aos participantes a oportunidade de estabelecer ideias concretas no que respeita à melhoria da competitividade de cada empresa e da resposta de Portugal em face dos desafios comunitários globais a curto e médio prazo.


A investigação associada à redação do Caso Portugal: a gestão e as pessoas, confirma que os dirigentes têm de atuar prontamente na implementação de todas as medidas, previstas e bem conhecidas, que garantam o rápido crescimento do tecido empresarial e da sociedade portuguesa.

Contactos

Alumni AESE
Luís Dias
alumni@aese.pt
Tlf (+351) 217 221 530

Contactos

Alumni AESE
Luís Dias
alumni@aese.pt
Tlf (+351) 217 221 530