Criar mais valor na Vinha e no Vinho na Casa do Vinho Verde - AESE Business School - Formação de Executivos

Notícias > CV3

Criar mais valor na Vinha e no Vinho na Casa do Vinho Verde

24/10/2023

A Casa do Vinho Verde no Porto recebeu os Professores José Ramalho Fontes e Fernando Bianchi de Aguiar, com o propósito de apresentaram o seu livro “Criar (mais) valor na vinha e no vinho”. O evento contou com certa de 65 participantes, Alumni da AESE do norte e seus convidados, a 24 de outubro de 2023.

A obra publicada pela Atual, marca da Editora Almedina, merceu a atenção dos participantes, cativados pelo contexto institucional do ecossistema pelos estudo desenvolvido pela PwC sobre o setor e a proposta de soluções pragmáticas, destacadas para encarar o futuro da atividade vitivinícola com otimismo.

“Criar (mais)Valor na Vinha e no Vinho” compila 16 casos sobre 18 empresas de referência em Portugal, a operar nacional e internacionalmente: a Aveleda, Bacalhôa, Granvinhos, Sogrape e Symington Family Estates (SFE), a Adega Cooperativa de Pegões, a Adega Cooperativa de Ponte de Lima, a Casa Ermelinda Freitas, a Casa Relvas e a Casa Santos Lima, as 5 empresas dos Douro Boys, a Lavradores de Feitoria e o Grupo Parras.


No seu discurso, o Prof. José Ramalho Fontes recordou que o novo presidente da CAP, Álvaro Mendonça e Moura, em recentíssima entrevista, afirmou o que serve de estímulo aos decisores do setor da Vinha e do Vinho: “Agora há um ponto que não mudei e não tenciono mudar é na ambição que tive para o nosso país quando estive lá fora e nas funções que desempenhei. Essa ambição é a mesma que trago para a agricultura e para aquilo que Portugal deve pretender em termos agrícolas, até no seio da União Europeia. O meu ponto é ser exigente e ser muito ambicioso. (…) Na agricultura é a mesma coisa. Se formos ambiciosos, determinados e organizados podemos fazer uma mudança muito profunda na nossa agricultura.”


 “Se quiser fazer um resumo, muito resumido da mensagem do livro, posso dar uma imagem futebolística muito evidente: os melhores jogadores quando jogam não olham para a bola, para os pés, mas para a baliza, para os colegas, para os adversários. Levantar os olhos do dia-a-dia, considerar os amplos horizontes que estão à nossa frente é o desafio que este livro (output) vos deixa, esperando um maior outcome!”



Artigos relacionados
“Criar (mais) valor na vinha e no vinho”, o novo livro dos Professores José Ramalho Fontes e Fernando Bianchi de Aguiar | 5 set 2023
“Precisamos de um choque de gestão” no setor vitivinícola | 11 out 2023