Eventos > Desafios de gestão no cenário COVID 19

Desafios de gestão no cenário COVID 19

O ano de 2020 fica marcado pela vivência e pelas consequências de uma pandemia inesperada que tem implicado um exercício de resiliência e criatividade na adaptação à realidade, exercício este feito por pessoas, famílias, organizações, cidades e Estados.


O setor de Economia Social tem dado ao longo destes meses, desde o imediato da crise que vivemos, muitos exemplos da sua capacidade de resposta aos desafios vigentes. É inegável que a Economia Social tem vindo a desempenhar um papel importante na abordagem e mitigação dos impactos de curto e longo prazo da crise COVID-19 na economia e na sociedade.


Na sequência do Programa de Gestão de Organizações Socias, realizamos uma vez por ano o Seminário GOS, o grande momento de encontro de alunos e antigos alunos. Trata-se de um espaço que nos permite ENCONTRAR, CONHECER e CONSTRUIR ideias, opiniões, reflexões e porque não sinergias e pontes.


Em 2020 não foi possível realizar este encontro devido às condições epidemiológicas. Porém não poderemos terminar este ano tão marcante para as nossas organizações sem proporcionar um momento GOS.

Estrutura

Contaremos com a presença de três oradores que, em formato de mesa redonda, abordarão grandes temas de interesse para o setor, abrindo espaço para questões por parte dos participantes, com respostas em debate pelos oradores convidados.


Análise Financeira | Prof Manuel Rodrigues
Sabemos que estamos em crise financeira – Quanto tempo durará? Que implicações para as populações mais frágeis? Que análise objetiva é lícito fazer? Em termos de apoios, por exemplo de quadros comunitários, de investimento privado, de fundos do Estado, que implicações se aproximam? No orçamento de Estado o que está previsto nestas matérias? Que contributos pode o setor de economia social dar para a recuperação futura?


Comportamento humano e saúde mental | António Maia
Este tempo tem sido desgastante para todos, mais ainda para a grande parte do sector social, o qual tem permanecido na linha da frente de forma ininterrupta. Cansaço físico e emocional dos trabalhadores das entidades do setor, isolamento de muitos dos beneficiários, famílias afastadas, necessidade de dar resposta com escassez de recursos disponíveis são alguns dos sintomas que sabemos existir. Várias questões se levantam. O que podemos esperar em matérias de comportamento humano e de saúde mental? Como poderemos transformar em oportunidade o tempo de incerteza que vivemos?


Comunicação | Duarte Durão
Em tempos como este, que desafios para a comunicação interna nas entidades do setor de economia social? E para a comunicação externa? Como lidar com o mediatismo? Como angariar fundos, diversificando fontes de financiamento? Será possível pensar em campanhas? Como e que novas tecnologias de informação e comunicação estão ao nosso alcance?

Objetivos

  • Fazer um enquadramento de ameaças e oportunidades do tempo de incerteza que vivemos, em matérias de finanças, saúde mental e comunicação;
  • Numa análise prospetiva para 2021, identificar desafios e oportunidades para o Setor de Economia Social;
  • Proporcionar um momento de encontro e reflexão entre antigos alunos GOS.

Professores e oradores

Prof Manuel Rodrigues, Lecturer in Finance
António Maia
Duarte Durão

Preço

Antigos alunos GOS | 25 €
Geral | 35 €


Valor com IVA incluído

Data

11 de dezembro de 2020

Online

Das 10h30 às 13h00

Data limite de inscrição

9 de dezembro de 2020

Ficha de inscrição

Contacto

Contacto