Notícias > Estudo sobre saúde mental apresentado no Congresso da Ordem dos Médicos
Estudo sobre saúde mental apresentado no Congresso da Ordem dos Médicos
28/11/2025

“Um Rumo para a Saúde” foi o tema do 28.º Congresso Nacional da Ordem dos Médicos, onde o Prof. Pedro Afonso teve ocasião de apresentar o estudo sobre Saúde Mental. O encontro ocorreu a 28 e 29 de novembro de 2025, no Convento de S. Francisco, em Coimbra.
Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos e Presidente do 28.º Congresso Nacional da Ordem dos Médicos, sublinhou a oportunidade de “refletir sobre o presente e o futuro da saúde em Portugal”, chamando vários oradores responsáveis por pensar a “sustentabilidade do sistema de saúde, a valorização da profissão médica, a inovação científica e tecnológica, e a defesa da qualidade e da equidade no acesso aos cuidados”.
“Mais do que um encontro profissional ou técnico”, este congresso foi para Manuel Teixeira Veríssimo, Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos e Presidente Executivo do 28.º Congresso Nacional da Ordem dos Médicos, “um espaço de diálogo plural, de partilha de experiências e de construção de soluções. É também um momento de afirmação da responsabilidade ética e social da profissão médica que continua a ser pilar essencial da confiança dos cidadãos no sistema de saúde”, assim como a oportunidade de chamar à Ordem dos Médicos a missão de ser “protagonista na reforma da Saúde em Portugal”.
Prevenção do burnout e o cuidado com a saúde mental e o bem-estar dos profissionais de saúde
No sentido de promover um diálogo alargado no setor da Saúde, aludindo à Boa gestão dos Recursos Humanos, o convite dirigido ao médico psiquiatra e Professor da AESE Pedro Afonso gerou espaço para a apresentação do recente estudo subordinado ao tema “5 medidas destinadas a prevenir o burnout, melhorar a saúde mental e o bem-estar dos profissionais de saúde”. Este estudo, desenvolvido pelo Prof. Pedro Afonso, Miguel Fonseca, Professor de Estatística na Universidade Nova de Lisboa, e José Fonseca Pires, Professor da AESE e Diretor do Programa PADIS | Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde, foi tornado público na AESE, a 9 de outubro de 2025.
A amostra analisada de c. de 600 profissionais, líderes e operacionais em empresas a atuar em Portugal, permitiu identificar cinco medidas-chave que contribuem efetivamente para a melhoria da saúde mental no contexto laboral.
As medidas com maior impacto prendem-se com o favorecimento da conciliação entre trabalho, família e vida pessoal, a promoção de uma gestão eficaz de conflitos internos e o respeito pelo horário semanal de trabalho. A estes pilares de atuação juntam-se a valorização profissional dos colaboradores e a redução da pressão excessiva no trabalho.
O Prof. Pedro Afonso, porta-voz da equipa de investigação considera que “os dados confirmam que a saúde mental dos colaboradores não depende apenas de fatores individuais”, mas decorre também da maneira como as empresas e as instituições “valorizam os trabalhadores, estruturam e organizam o trabalho e promovem relações interpessoais saudáveis”.
Este trabalho de investigação reforça o trabalho institucional da AESE Business School desenvolvido ao longo dos últimos anos, com várias estudos realizados na área de “Desenvolvimento Humano”.
O painel subordinado às Pessoas contou ainda com a participação de Fernando Pereira, vogal executivo da Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para uma reflexão sobre o “Planeamento estratégico e gestão dos recursos humanos em saúde”, e Isabel Vaz, CEO do Grupo Luz Saúde, visando a “Gestão de recursos humanos em saúde: perspetivas entre o setor público e privado”.

