Notícias > InSocialConsulting: Voluntariado de competências em gestão para Economia social

InSocialConsulting: Voluntariado de competências em gestão para Economia social

11/01/2022, Lisboa

A AESE e a PwC lançaram a 11 de janeiro de 2022, o InSocialConsulting, uma iniciativa de voluntariado de competências de gestão junto de entidades do setor de economia social. O programa integrado no LEAP – Leadership Accelarator Program irá decorrer até ao dia 17 de maio de 2022.


Durante a manhã, os particiantes foram recebidos pela Dean da AESE, a Prof. Maria de Fátima Carioca, pela Diretora do LEAP, a Prof. Joana Ogando, e pela Diretora do GOS – Gestão das Organizações Sociais, a Prof. Cátia Sá Guerreiro.


Voluntariado de competências
Através da intervenção das equipas dos jovens consultores em áreas de gestão identificadas como deficitárias por parte das entidades sociais selecionadas, a iniciativa visa a otimização dos recursos e a melhoria do desempenho das entidades beneficiárias, a fim de prestarem um serviço cada vez melhor à comunidade.

Os 30 agentes da InSocialConsulting estão organizados em 6 equipas de consultores, que serão acompanhadas por um mentor e Partner da PwC. Para a implementação, os participantes usufruem de uma bolsa de horas de voluntariado.


Entidades sociais beneficiárias
As entidades beneficiárias solicitaram apoio em matérias de gestão, apresentando candidatura à InSocialConsulting, em período de candidatura previamente divulgado entre antigos alunos do Programa GOS, que permitiu Foi assim possível identificar e selecionar as entidades a apoiar em matéria de apoio em gestão financeira e contabilidade, apoio em gestão de recursos humanos, transformação digital, desenho de plano de angariação de fundos, e desenho de plano de negócio. Das candidaturas recebidas, foram escolhidas: a Associação de Doentes com Lúpus, a Associação VilacomVida – a mais valia na diferença, a Delegação de Sintra da Cruz Vermelha Portuguesa, Desafio Jovem, Mary’s Meals Portugal e Movimento Defesa da Vida (MDV).


Segundo a Prof. Cátia Sá Guerreiro: “A InSocialConsulting é um projeto que nasce inspirado na ponte que a AESE se propõe a promover, entre as boas práticas de gestão das instituições do setor lucrativo e as entidades de economia social, dedicadas a responder a necessidades de bem comum. Para este projeto conjunto com a PwC, muito acarinhado pela Dean da AESE, a Prof. Maria de Fátima Carioca, contamos com Pedro Martins, um Alumnus GOS com vasta experiência em intersetoralidade, que coordenará a operacionalização das estratégias de voluntariado de competências. Com este projeto pretendemos potenciar a resposta a pedidos de apoio concretos vindos da economia social, numa perspectiva win-win com o setor lucrativo”


O que dizem os parceiros?
“A experiência deste programa InSocialConsulting é uma mais valia, que acrescenta valor às organizações participantes. Cria a oportunidade de colocar os dons que cada organização possue, através dos seus colaboradores, ao serviço do bem comum com ganhos para todos os intervenientes. A capacidade de inovar e chegar onde outros não têm vocação é uma das mais valias das organizações sociais. No entanto, as dificuldades devidas à falta de recursos disponíveis, quer materiais quer imateriais, e dos seus colaboradores vinculados por um priorado de afetividade ao projetos, deixa pouca margem para ver de fora aquilo que está “entranhado”. Este diálogo permite a entrada de ideias e o retorno dos que as dão à suas próprias vidas e às organizações por onde passarão.”
Pedro Martins | Alumnus GOS da AESE


“O nosso propósito enquanto organização é ajudar a construir a confiança nas comunidades e países onde nos encontramos e resolver problemas importantes de uma forma sustentável. Entendemos que esta iniciativa permite não só dar vida ao nosso propósito, como também permitirá a todos os participantes obter uma visão mais ampla da sociedade em que nos inserimos e incrementar o seu conhecimento destas organizações do terceiro sector. Entendo que podemos aprender muito com estas organizações e também dar-lhes muito, colocando à sua disposição o nosso conhecimento.”
Maria Torres, PwC | Partner – Deals Tax Lead Partner da PwC


“É sem dúvida de salutar que duas entidades com elevado know-how, pelo contacto permanente com culturas organizacionais distintas e respetivo sucesso dos seus negócios, possa estabelecer esta ponte que tanta diferença faz, por permitir a aproximação dos players da economia social aos mais elevados padrões de sucesso corporativos, que deverão reger também as suas estratégias e modelos de negócio social.”
Associação VilacomVida – a + valia na diferença | Filipa Pinto Coelho


“Este trabalho conjunto pode e vai contribuir para esta otimização e eficiência na utilização dos vários recursos, nomeadamente em termos de horas de trabalho. O conhecimento por parte destes jovens consultores no que se refere à área financeira, associado à experiência na busca e construção de soluções, também tecnológicas, trata ao MDV a possibilidade de continuar um caminho de profissionalização da gestão financeira da instituição.”
Movimento Defesa da Vida | Mariana Mira Delgado


“A preocupação da AESE e da PwC é essencial e relevante. O mundo é só um e todas as áreas da nossa sociedade devem estar interligadas na promoção do bem estar social.”
Desafio Jovem | Susana Cunha Trindade


“Parece-nos que cada vez mais o mundo corporativo e o da economia social devem trabalhar em conjunto na resolução dos problemas sociais, pois ambos têm um papel fundamental. As empresas estão integradas em comunidades e devem olhar à sua volta enquanto agentes essenciais de mudança, agindo em rede e não como ilhas. A economia social pode dar importantes inputs ao mundo corporativo.”
Mary’s Meals Portugal | Margarida Salgueiro