Eventos > O Mercado Americano de Vinhos: realizar o potencial de Portugal

Mercado Americano de Vinhos: realizar o potencial de Portugal

A AmCham Portugal – Câmara de Comércio Americana em colaboração com a AESE Business School e a PwC (enquanto Knowledge partner) promoveram a iniciativa “American wine market – Potential for Portugal” com o principal objetivo de dinamizar as relações luso-americanas no setor dos vinhos. Em 27 de novembro passado, foram apresentados os resultados do inquérito lançado anteriormente, no evento Mercado americano de vinhos – Potencial para Portugal, e duas especialistas americanas e quatro personalidades portuguesas apresentaram as suas experiências relevantes.


Constatou-se que as empresas portuguesas do setor vitivinícola já têm uma presença significativa nos EUA, que é o segundo destino de exportação de vinho nacional, sendo Portugal o 8.º país fornecedor de vinhos para os EUA. Contudo, para que esta internacionalização do setor do vinho nacional fosse mais competitiva, precisaria de adotar novas estratégias de negócio dada a variedade das exigências regulamentares e a sua profundidade e extensão.

Sendo certo que não há receitas simples, nem se trata de identificar caminhos fáceis, procuraremos proporcionar novos elementos que permitam desenhar uma ação neste mercado mais eficaz e mais eficiente. Para melhorar os resultados atuais ou lançar-se no mercado americano serão apresentadas diversas iniciativas, tanto internas como no âmbito do ecossistema da vinha e do vinho, que foram desenvolvidas com sucesso e podem ser inspiradoras.

Serão discutidos casos concretos de exportação para o mercado dos Estados Unidos e serão explorados os resultados do estudo completo que foi apresentado resumidamente, em novembro. Em mesa-redonda, conversar-se-á com os protagonistas de outras experiências complementares.

No final da tarde de trabalho, os participantes estarão em condições de selecionar, entre as várias ações apresentadas, as que melhor se adaptem aos seus objetivos de curto e médio prazo.


Programa
13:45 – 14:15 | Check in
14:15 – 14:30 | Acolhimento e apresentação do plano de trabalho, José Ramalho Fontes
14:30 – 15:15 | Trabalho de grupo sobre os casos
15:15 – 16:15 | Caso “Concha Y Toro”, José Ramalho Fontes e Sérgio Silva
16:15 : 17:00 | Apresentação do estudo e colóquio, António Brochado Correia e João Geirinhas

17:00 – 17:20 | Intervalo e café

Casos portugueses
17:20 – 17:35 | A promoção da ViniPortugal nos EUA, Sónia Vieira
17:35 – 17:50 | José Maria da Fonseca: A escolha do distribuidor, Renata Abreu
17:50 – 18:05 | O Grupo Bacalhôa nos EUA: uma visão de conjunto, Sérgio Marques
18:05 – 18:20 | A experiência da Casa Santos Lima, Ricardo Pinto Correia
18:20 – 18:35 | Perspetiva da AICEP, João Mota Pinto
18:35 – 19:00 | Mesa-redonda de fecho
António Martins da Costa
Fernando Bianchi de Aguiar
Francisco Mateus
19:00 | Prova de vinhos

Professor e oradores

José Ramalho Fontes, Presidente e Professor da AESE
Sérgio Silva, Portugal and US Area Manager & Business Development da SOGRAPE
António Brochado Correia, Territory Senior Partner da PwC
João Geirinhas, Revista Grandes Escolhas
Sónia Vieira, da ViniPortugal
Renata Abreu, da José Maria da Fonseca Vinhos
Sérgio Marques, do Grupo Bacalhôa
Ricardo Pinto Correia, da Casa Santos Lima
João Mota Pinto, Delegado da AICEP nos EUA
Fernando Bianchi de Aguiar, CV3 – Criar Valor na Vinha e no Vinho
Francisco Mateus, Presidente da Andovi
António Martins da Costa, Presidente da AmCham



Local

AESE Business School
Calçada Palma de Baixo 12, 1700-166 Lisboa

Preço

Membros do Agrupamento de Alumni da AESE| 90 €
Alumni da AESE e Sócios da AmCham | 120 €
Geral | 150 €

Aos preços acresce IVA à taxa em vigor.
N.º limitado de participantes.
As inscrições serão consideradas por ordem de chegada.

Empresas Parceiras:

Patrocinadores

Apoio


Media Partner

Data

3 de fevereiro de 2022

Presencial

Das 13:45 às 19:00

Data limite de inscrição

28 de janeiro de 2022

Contactos

Contactos