Eventos > Open house no Porto

O que é que caracteriza um modelo de negócios disruptivo?

A AESE convida a debater com outros executivos e dirigentes, um verdadeiro business case sobre modelos de negócios disruptivos.


A inovação disruptiva provou ser uma forma poderosa de abordar o crescimento baseado na inovação. No entanto, no mundo dos negócios, o conceito de “inovação disruptiva” é utilizado para descrever qualquer situação em que um determinado setor seja abalado e os agentes estabelecidos que ocupavam anteriormente posições privilegiadas estão a recuperar. Mas é um uso muito amplo. O que significa que um mercado é vulnerável a perturbações?


Na sessão será usado o caso da UBER para analisar porque é que o seu modelo de negócio é realmente disruptivo. Para isso, vamos analisar as propostas de valor que a UBER faz aos clientes e motoristas, bem como o seu modelo de negócio e a razão do seu sucesso.



Programa
17:15 – 17:30 | Receção dos participantes e Boas-Vindas
17:30 – 18:15 | Discussão em pequeno grupo do caso
18:15 – 19:30 | Discussão plenária do caso
19:30 | Encerramento dos trabalhos

Destinatários

A Open House destina-se aos candidatos ao Programa de Direção de Empresas (PDE) e ao Programa de Gestão e Liderança (PGL).

Professor

Ângel Proaño Vicente, Professor das áreas de Estratégia e Direção Geral. Colabora com o IESE e outras Escolas de Negócio em diferentes países. É, simultaneamente, consultor de diferentes empresas nesta área.

Metodologia

Método do Caso e conferência-colóquio.


A AESE inspira-se na metodologia de aprendizagem da Harvard Business School. Ao colocar os participantes em face de conflitos empresariais verídicos, os dirigentes são chamados a assumir o papel de decisores em circunstâncias semelhantes às do seu dia a dia nas organizações. Os casos constituem desafios que exigem respostas eficazes perante uma análise rigorosa de informação limitada ou até insuficiente, em contextos ambíguos ou complexos do ponto de vista político-económico. O diagnóstico individual e as decisões são negociadas com colegas experientes, talentosos e ambiciosos.

Fases do Método do Caso

O estudo individual dos casos é seguido de uma discussão em grupo.

Os Learning Teams ajudam a preparar os casos num ambiente colaborante, criando a oportunidade para pôr as ideias à prova.

As salas de aula da sede foram especialmente desenhadas a pensar no ensino com o Método do Caso.

Local

HF Tuela Porto
Rua Arq. Marques da Silva, 200 – Porto

Preço

Participação gratuita, mediante inscrição prévia.
Número de participantes limitado.
A inscrição será confirmada por email.

Data

13 de outubro de 2022

Horário

Das 17:15 às 19:30

Data limite de inscrição

12 de outubro de 2022

Ficha de inscrição

As inscrições estão fechadas para este evento.

Contactos

Porto | Carlos Fonseca

carlos.fonseca@aese.pt

Tlf (+351) 933 071 973

Contactos

Porto | Carlos Fonseca

carlos.fonseca@aese.pt

Tlf (+351) 933 071 973