Notícias > AESE Saúde > PADIS Digital Healthcare II

Transformação Digital na Saúde em Portugal

05/05/2021

A AESE Business School, em parceria com a Pfizer Porugal, organizou uma segunda sessão em que Dr. Luís Goes Pinheiro, Presidente da SPMS, EPE apresentou a estratégia para a transformação digital na saúde em Portugal. De seguida, várias empresas tecnológicas do ecossistema da saúde apresentaram soluções e estratégias adicionais. Por fim, debateram-se os principais desafios e oportunidades para a transformação digital que, ficou claro, deverá ser feita com a colaboração de todos.

 

 O Prof. José Fonseca Pires, da AESE Business School começou por referir que “os doentes, as famílias, os profissionais de saúde e as organizações do sistema clamam por soluções mais convenientes, seguras, integradas, amigáveis, descomplicadas.” Desafiou ainda que não se secundarize a finalidade e o sentido da transformação digital – a saúde das pessoas, a humanização dos cuidados de saúde, a melhoria da arte médica e a sustentabilidade do sistema.

 

O Dr. Paulo Teixeira, da Pfizer Portugal, começou por referir que “a implementação de soluções digitais aplicadas à saúde será mais bem sucedida quando é conseguido um alinhamento entre aquilo que é a visão e a liderança política e o posicionamento dos vários atores da sociedade cívil.”

 

O Prof. Rui Mesquita, da AESE Business School, recordou as principais conclusões do projeto PADIS Digital Healthcare que avliou as principais necessidades e soluções ao longo da cadeia de valor da prestação de cuidados de saúde e ainda especificamente da indústria farmacêutica.

 

O Dr. Luís Goes Pinheiro apresentou a estratégia para a transformação digital no setor da saúde, definida em 4 pilares principais: infra-estruturas, profissionais, cidadãos e dados. (Ver Vídeo 1)

 

De seguida, o Dr. Hugo Maia, da Glintt, a Dra. Sandra Mateus, da Microsoft e o Dr. Paulo Rodrigues da Silva, da IBM, apresentaram sumariamente as estratégias e algumas soluções das suas empresas para a transformação digital no setor da saúde. (Ver Vídeo 2)

 

No final, o Professor Rui Mesquita moderou o debate em que se analisou a estratégia digital para a saúde apresentada pelo Dr. Luís Goes Pinheiro, assim como se analisaram os principais desafios para o futuro. O Dr. Hugo Maia referiu que temos que olhar para o ecossistema da saúde como ele é a na realidade, ou seja, um ecossistema em que os utilizadores vagueiam entre várias instituições e prestadores. Relativamente a esta questão, a Dra Sandra Mateus reconheceu que a SPMS tem um papel muito relevante na interligação entre os dados das várias instituições, tendo em conta a sua complexidade do sistema. O Dr. Paulo Rodrigues da Silva, lembrou a importância de, quando do desenvolvimento de soluções, existir um pensamento dirigido aos utilizadores dos sistemas de informação.

 

Para concluir, o Professor José Fonseca Pires referiu a necessidade aproveitar o momento para agir, tendo o Dr. Paulo Teixeira referido que ficou claro que a transformação digital será certamente o resultado da colaboração entre entidades públicas e privadas.(Ver Vídeo 3)