Retail Safari - AESE Business School - Formação de Executivos
  • Área pessoal
  • MyAESE
  • AESE
  • Empresas
  • Professores
  • Alumni
  • English
AESE Business School - Formação de Executivos
  • Executive MBA
  • Programas Executivos
    • Global Executive | EDGE
    • Alta Direção | PADE
    • Direção de Empresas | PDE
    • Gestão e Liderança | PGL
    • Gestão Executiva | DEEP online
  • Programas Setoriais
    • Cadeia Agroalimentar | GAIN
    • Construir o futuro
    • Direção em Saúde | PADIS
    • Energia | AMEG
    • Entrepreneur Bootcamp
    • Estratégias de Gestão CRI
    • Gestão e Liderança em Saúde
    • Líderes no feminino | OSA
    • Mobilidade | GSM
    • Organizações Sociais | GOS
    • Sociedades de Advogados
    • Summer School
  • Short Programs
    • Digital & Operações
    • Estratégia
    • Liderança
    • Marketing & Vendas
    • Inovação & Serviços
  • Customizados
  • Search
  • Menu

Short Programs > Retail Safari: uma imersão estratégica para todas as Indústrias

Retail Safari: uma imersão estratégica para todas as Indústrias

Compreender a posição da sua empresa em relação aos concorrentes é crucial para melhorar a experiência do cliente e ganhar uma vantagem competitiva. Um “Retail Safari” é uma actividade em que os participantes visitam lojas ou prestadores de serviços para observar, estudar e inspirar-se em práticas, tendências e experiências dos consumidores para melhorar as suas próprias interações com os clientes. Embora se concentre no retalho, os insights obtidos podem ser aplicados a qualquer indústria.

O Short Program Retail Safari ajuda a identificar pontos fortes e fracos, superar concorrentes e elevar a sua marca a novos patamares. Por exemplo, a equipa de marketing de um banco pode visitar restaurantes de fast food ou premium, lojas de roupa ou livrarias para observar o design das lojas, tecnologias e experiências dos clientes que podem ser adaptadas para melhorar os seus próprios serviços.

Este programa é estruturado e guiado, utilizando templates de avaliação para gerar insights e identificar ações imediatas e de longo prazo para a sua empresa. É uma ferramenta estratégica para identificar pontos a melhorar, superar concorrentes e elevar a sua marca a um novo patamar de excelência.

Objetivos

  • Análise Competitiva de Campo: visitar e avaliar lojas líderes nos respetivos setores, identificar estratégias bem-sucedidas e descubrir áreas para melhoria.
  • Identificar Áreas de Melhoria: comparar práticas, serviços e inovações para detectar possíveis falhas ou áreas para melhoria.
  • Melhorar a Experiência do Cliente: desenhar e implementar abordagens que encantem e retenham clientes, elevando os níveis de satisfação.
  • Ferramentas de Aplicação Imediata: obter insights valiosos e estratégias práticas para otimizar o desempenho da empresa.

Destinatários

Este Short Program é ideal para: Gestores de Estratégia, Marketing e CX, bem como profissionais que procuram uma avaliação crítica dos seus negócios, entender as melhores práticas do mercado e oferecer experiências superiores aos clientes.

    Professor

    Ramiro Martins, Professor de Marketing Estratégico, responsável pela Área Académica Política Comercial e Marketing da AESE Business School e Visiting Professor do IIM Rohtak (India).
    Eurico Nobre, Professor de Marketing Estratégico na AESE Business School e Professor Visitante na Universidade de Economia de Cracóvia.

    Metodologia

    Ao colocar os participantes em face de conflitos empresariais verídicos, os dirigentes são chamados a assumir o papel de decisores em circunstâncias semelhantes às do seu dia a dia nas organizações.

    Os casos constituem desafios que exigem respostas eficazes perante uma análise rigorosa de informação limitada ou até insuficiente, em contextos ambíguos ou complexos do ponto de vista político-económico.

    O diagnóstico individual e as decisões são negociadas com colegas experientes, talentosos e ambiciosos.


    Fases do método do caso

    • Estudo individual
      Leitura e estudo de cada caso, de modo a analisar os factos, alternativas e decisões que nele se desenrolam.
    • Trabalho de grupo
      A riqueza deste passo reside no facto de cada um dos participantes apresentar abordagens e soluções com base na sua formação e experiência profissional. As várias abordagens são também uma excelente oportunidade para examinar os diferentes critérios de direção.
    • Sessão geral
      Com uma visão mais ampla e já fruto do exame efetuado nas duas fases anteriores, o professor dirige e coordena o debate, sintetiza os aspetos principais do caso, relaciona com as teorias mais significativas, e realça os valores e opções relevantes, atendendo às várias alternativas e aos possíveis critérios de decisão.

    Local

    AESE Business School
    Calçada Palma de Baixo 12, 1700-166 Lisboa

    Preço

    Early bird até um mês antes da data de início do short program | 824 €
    Membros Agrupamento Alumni e Empresas Patrocinadoras | 824 €
    Geral  | 1.030 €


    Por cada três inscrições da mesma empresa, a terceira é gratuita.
    Não acumulável com outros descontos.


    A todos os preços acresce o IVA à taxa em vigor.
    Confirmação de inscrições sujeitas a pagamento prévio.
    A AESE reserva-se o direito de cancelar este Short Program até 1 semana antes da data de realização, caso não estejam reunidas as condições para a sua boa realização.

    Datas

    29 de setembro e 6 de outubro de 2025

    Horário

    Dias completos

    Data limite de inscrição

    24 de setembro de 2025

    Inscrição

    As inscrições estão fechadas para este evento.

    Contactos

    Afonso Leitão

    shortprograms@aese.pt

    Tlf (+351) 217 221 530

    Contactos

    Afonso Leitão

    shortprograms@aese.pt

    Tlf (+351) 217 221 530

    Contactos

    InstagramLinkedinYoutube
    2024 Copyright AESE Business School :: Todos os direitos reservados :: Usamos cookies para darmos a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a sua navegação iremos assumir que não tem nenhuma objeção com a utilização de cookies.
    • Contactos
    • Media Kit
    • Política de privacidade
    • Notas legais e lei aplicável
    2024 Copyright AESE Business School :: Todos os direitos reservados :: Usamos cookies para darmos a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a sua navegação iremos assumir que não tem nenhuma objeção com a utilização de cookies.


    Pedido de informação enviado com sucesso.

    Scroll to top