How to tell stories that delight your audience and make your brand be loved
Uma história é algo muito poderoso. Uma história é provavelmente a única coisa que consegue atrair e manter a nossa atenção durante horas e horas a fio! Ninguém se consegue alhear de uma boa história!
Os Neurocientistas asseguram que passamos 30% do nosso tempo a sonhar durante o dia… exceto se estivermos a ler, ouvir ou a ver uma história. Porquê ? Porque uma história substitui esse nosso período de sonho!
O que é que distingue uma música de ruído? Ambos são sequencias de sons… mas a diferença está em que música é uma sequencia organizada numa melodia, enquanto ruídos são sequencias não organizadas. Temos de pensar numa história como uma música e a comunicação publicitária tradicional como um ruído.
Objetivos
Como se justifica que, num mundo em que estamos rodeados de milhões e milhões de sound-bites, as empresas continuem a investir o seu dinheiro, aumentando esse ruído, recorrendo a meios que gritam cada vez mais alto e se ouvem cada vez menos?
Com a transformação digital, o ruído apenas aumentou porque se vieram juntar outros processos mais acessíveis e massificados. Não admira que a atenção dedicada pelos clientes às marcas seja cada vez mais diminuta e até, em muitos casos, o ruído que lhes chega, lhes cause aversão e afastamento.
Já as histórias combatem o ruído da informação que nos rodeia, porque lhe dão um nexo que facilita a sua compreensão.
“Storytelling in the digital world” é um short program que inclui um workshop. Na primeira e segunda manhã decorrem conferências e masterclasses sobre como contar histórias-escritas, visuais, auditivas e gráficas. Serão facultadas ferramentas para apoiar o desenvolvimento de histórias em ecossistemas e plataformas digitais. Na terceira manhã (opcional) decorrerá o workshop, no qual poderá criar as suas próprias histórias, que encantarão as suas audiências e os farão adorar a sua marca. O workshop decorre sob orientação de monitores e com recurso aos templates disponibilizadas nas primeiras manhãs.
Destinatários
- Todos os Diretores de Marketing, Media, Relações Públicas e Comunicação;
- Produtores de Conteúdos escritos ou audio- visuais;
- Todas os Responsáveis pela criação de Marcas e pela comunicação com Audiências internas ou externas das Organizações.
Professores e Conferencistas
As conferências estarão a cargo de Ramiro Martins, cujo foco de investigação tem incidido nos últimos anos sobre criação e gestão de marcas com base na Personalidade Humana e em Storytelling em Plataformas Digitais.
As masterclasses serão de:
Afonso Reis Cabral – Prémio Leya 2014 com o livro “ O meu irmão” e Prémio Literário José Saramago 2019, com o livro “Pão de Açúcar” e que nos falará sobre o processo narrativo escrito.
Nuno Bernardo, nomeado para os Broadcast Awards pelo seu trabalho “ Sofia’s Diary “ para o Channel 5 . A C21 Magazine classificou a série como “ uma das séries icónicas da década. Nuno Bernardo é membro da Academia Europeia do Filme. O seu último filme “ Gabriel “ foi lançado em Novembro de 2019 e Nuno Bernardo falará sobre o processo narrativo multimédia.
O short program inclui ainda uma sessão especial sobre o Design como Ferramenta de Storytelling por Pedro Frade, que está ligado à área de criatividade, gestão de marcas e design thinking, acumulando a atividade docente de design e comunicação.
Metodologia
Neste short program vão ser analisados casos reais – como a Burberry ou a Harry – e poderá começar a construir as suas histórias integrando-as harmonicamente nas plataformas tradicionais e as digitais.
Também serão apresentadas conferências e masterclasses.
No decurso do workshop do segundo dia opcional, casos sugeridos pelos participantes serão debatidos e construídos coletivamente num “World Café”.
Idiomas
Português
Local
AESE Business School
Edifício AESE, Calçada de Palma de Baixo, 12, 1600-177 Lisboa
Preço
Early bird até 1 mês antes da realização do Short Program | € 360
Geral | 450 €
Membros do Agrupamento de Alumni AESE e Empresas Patrocinadoras do Agrupamento | 360 €
Associados APAN – Associação Portuguesa de Anunciantes: | 330 €
Associados APM – Associação Portuguesa de Management | 330 €
Associados APPM – Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing | 330 €
A todos os preços acresce o IVA à taxa em vigor.
Confirmação de inscrições sujeitas a pagamento prévio.
A AESE reserva-se o direito de cancelar este Short Program até 1 semana antes da data de realização, caso não estejam reunidas as condições para a sua boa realização.
Data
25 de outubro de 2021
Horário
Dia completo
Data limite de inscrição
20 de outubro de 2021
Ficha de inscrição
Contactos