Short Programs > Storytelling in the Digital World

Storytelling in the Digital World


Uma história é algo muito poderoso.  Uma história é provavelmente a única coisa que consegue atrair e manter a nossa atenção durante horas e horas a fio! Ninguém se consegue alhear de uma boa história!


Os Neurocientistas asseguram que  passamos 30% do nosso tempo a sonhar durante o dia… exceto se estivermos a ler, ouvir ou a ver uma história. Porquê ? Porque uma história substitui esse nosso período de sonho!


O que é que distingue uma música de ruído? Ambos são sequencias de sons… mas a diferença está em que música é uma sequencia organizada numa melodia, enquanto ruídos são sequencias não organizadas. Temos de pensar numa história como uma música e a comunicação publicitária tradicional como um ruído.

Objetivos

Como se justifica que, num mundo em que estamos rodeados de milhões e milhões de sound-bites, as empresas continuem a investir o seu dinheiro, aumentando esse ruído, recorrendo a meios que gritam cada vez mais alto e se ouvem cada vez menos?

Com a transformação digital, o ruído apenas aumentou porque se vieram juntar outros processos mais acessíveis e massificados. Não admira que a atenção dedicada pelos clientes às marcas seja cada vez mais diminuta e até, em muitos casos, o ruído que lhes chega, lhes cause aversão e afastamento.

Já as histórias combatem o ruído da informação que nos rodeia, porque lhe dão um nexo que facilita a sua compreensão.

“Storytelling in the digital world” é um short program que inclui um workshop. No primeiro dia decorrem conferências e masterclasses sobre como contar histórias-escritas, visuais, auditivas e gráficas. Serão facultadas ferramentas para apoiar o desenvolvimento de histórias em ecossistemas e plataformas digitais. No segundo dia (opcional) decorrerá o workshop, no qual poderá criar as suas próprias histórias, que encantarão as suas audiências e os farão adorar a sua marca. O workshop decorre sob orientação de monitores e com recurso aos templates disponibilizadas no primeiro dia.

Destinatários

  • Todos os Diretores de Marketing, Media, Relações Públicas e Comunicação;
  • Produtores de Conteúdos escritos ou audio- visuais;
  • Todas os Responsáveis pela criação de Marcas e pela comunicação com Audiências internas ou externas das Organizações.

    Professores e Conferencistas

    As conferências estarão a cargo de Ramiro Martins, cujo foco de investigação tem incidido nos últimos anos sobre criação e gestão de marcas com base na Personalidade Humana e em Storytelling em Plataformas Digitais.


    As masterclasses serão de:
    Afonso Reis Cabral – Prémio Leya 2014  com o livro “ O meu irmão” e Prémio Literário José Saramago 2019,  com o livro “Pão de Açúcar” e que nos falará sobre o processo narrativo escrito.


    Nuno Bernardo,  nomeado para os Broadcast Awards pelo seu trabalho “ Sofia’s Diary “ para o Channel 5 . A C21 Magazine classificou a série como “ uma  das séries icónicas da década. Nuno Bernardo é membro da Academia Europeia do Filme. O seu último filme “ Gabriel “ foi lançado em Novembro de 2019 e Nuno Bernardo falará sobre o processo narrativo multimédia.


    O short program inclui ainda uma sessão especial sobre o Design como Ferramenta de Storytelling por Pedro Frade, que está ligado à área de criatividade, gestão de marcas e design thinking, acumulando a atividade docente de design e comunicação.

    Metodologia

    Neste short program vão ser analisados casos reais – como a Burberry ou a Harry – e poderá começar a construir as suas histórias integrando-as harmonicamente nas plataformas tradicionais e as digitais.

    Também serão apresentadas conferências e masterclasses.

    No decurso do workshop do segundo dia opcional, casos sugeridos pelos participantes serão debatidos e construídos coletivamente num “World Café”.

    Idiomas

    Português

    Preço

    Para duas manhãs

    Geral: €450
    Early bird até 19 de Outubro de 2020: € 360
    Membros do Agrupamento de Alumni AESE e Empresas Patrocinadoras do Agrupamento: € 360


    Para três manhãs*
    Geral: € 625
    Early bird até 19 de Outubro de 2020: € 500

    Membros do Agrupamento de Alumni AESE e Empresas Patrocinadoras do Agrupamento: € 500

    *A manhã de Workshop, opcional, tem o custo de € 175


    A todos os preços acresce o IVA à taxa em vigor.
    Confirmação de inscrições sujeitas a pagamento prévio.
    A AESE reserva-se o direito de cancelar este Short Program até 1 semana antes da data de realização, caso não estejam reunidas as condições para a sua boa realização.

    Data

    2, 3 e 4 de Novembro de 2020

    Online

    2 manhãs + 1 manhã opcional

    Data limite de inscrição

    29 de Outubro de 2020

    Ficha de inscrição

    Ao proceder à sua inscrição, a AESE fará o tratamento dos dados pessoais, de acordo com o Regulamento Geral de Proteção de Dados para, designadamente, elaborar a lista de inscrição, criar crachá e/ou placa de identificação, elaborar a lista de participantes e/ou proceder à respectiva faturação, bem como o registo de imagens e fotografia ou vídeo no âmbito da atividade da AESE.

    * Preenchimento Obrigatório

    Contactos

    Filomena Gonçalves

    shortprograms@aese.pt

    Tlf (+351) 217 221 530

    Contactos

    Filomena Gonçalves

    shortprograms@aese.pt

    Tlf (+351) 217 221 530