Notícias > Short program

Sustentabilidade ESG: um tópico incontornável na agenda das Administrações das empresas

7/11/2022

Sustentabilidade é um dos temas da ordem do dia na agenda dos decisores, cada vez mais conscientes da lógica ESG, das questões ambientais, de capital humano e de governance e da necessidade premente de mudança dos modelos de negócio.

A AESE organizou um short program sobre “Sustentabilidade: implementar ESG nas empresas”, a fim de dirigentes e executivos poderem aceder a uma visão global e integrada de todas as dimensões envolvidas.

O Prof. Bruno Proença, da área de Política de Empresa e um dos responsáveis pela formação, considera que: “a Sustentabilidade ESG é um tópico incontornável na agenda das Administrações das empresas. Não é uma moda. É uma alteração substantiva do contexto social e económico que as empresas já estão a enfrentar, nomeadamente com alterações regulamentares, consumidores mais intolerantes a produtos e serviços que não respeitem o ambiente, colaboradores que vão abandonar organizações que não apresentem um propósito, financiamento mais caro para organizações com modelos de negócio insustentáveis.

Estes foram alguns dos tópicos que abordamos no Short Program, onde, além do debate sobre os principais temas da Sustentabilidade ESG, apresentamos ferramentas concretas que as empresas podem utilizar na sua jornada de transformação para um modelo de negócio mais sustentável. Resumindo, queremos ser parceiros das organizações, contribuindo para a sua transição para a sustentabilidade.”

A par do Prof. Bruno Proença, a Prof. Cátia Sá Guerreiro, o Prof. Jorge Ribeirinho Machado, e o Prof. Francisco Vieira conduziram o short program de forma multidisciplinar. Além disso, contaram com a presença de Jorge Moreira da Silva, Ex-ministro do Ambiente, e António Costa, Publisher do ECO, como conferencistas convidados, com experiência na gestão do tema.

Ao longo das sessões, os participantes puderam perceber como a Sustentabilidade se transformou numa questão determinante para o futuro das organizações e quais as dificuldades que as organizações enfrentam ao incorporar as diversas dimensões da Sustentabilidade no seu modelo de negócio.

Os Professores introduziram os princípios da Sustentabilidade nas operações da organização e como responder à exigência cada vez maior por parte dos stakeholders relativamente a uma maior transparência e responsabilidade social junto das comunidades em que as empresas se inserem.


O que pensam os participantes
“Este foi para mim um Short Program com retorno gigante. Oradores extraordinários, desde a temática da energia à de responsabilidade social. Partilha de saber muito enriquecedora não só com os próprios, como também com os restantes participantes.
Uma análise de risco eficaz da empresa, a definição de uma estratégia clara, transparente e mensurável, que abrace todos, terão grande retorno. Este é um comboio que já não para.
Foi a minha primeira experiência na AESE, não será certamente a última, recomendo vivamente.”
Natércia Garrido | Responsável pelo Ambiente, na Silvex


“Participar neste programa é fazer parte da discussão de um dos temas mais proeminentes na agenda das organizações. Permite-nos conhecer os desafios, como transformá-los em oportunidades, como definir e implementar uma estratégia de ESG materializável, com verdadeiro propósito social, ambiental e corporativo.”
João Mendes | Marketing Director, na BIQHS

“Iniciei o seminário com grande expectativa, uma vez que estava já sensibilizado para o tema da Sustentabilidade nas Empresas. Os modelos estratégicos abordados constituem ferramentas práticas que permitem aos participantes liderar a introdução dos princípios da Sustentabilidade nas Organizações, alinhando a Promessa com as Operações e criando de facto valor partilhado entre todos os stakeholders.”
Marco Silva


“Ao longo da minha vida pessoal e profissional, fui fortalecendo a minha convicção da importância das empresas, e da sua responsabilidade, na criação de valor em relação ao contexto interno e externo, em alinhamento com o seu objetivo principal, o da obtenção de resultados e distribuição de dividendos.
Naquele sentido, as empresas, as suas lideranças e direções, devem assumir a sustentabilidade como eixo estratégico da sua atividade.
O programa “Sustentabilidade: implementar ESG nas empresas”, da AESE, permitiu-me adquirir mais conhecimento e, com maior profundidade, conhecer as boas práticas e as ferramentas que permitem definir um roadmap para a sustentabilidade.”
Gonçalo Serra Pacheco | Duretor-geral da ADVRSA