Turning Tariffs into Opportunity - AESE Business School - Formação de Executivos
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Short Programs > Marketing & Estratégia

Turning Tariffs into Opportunity

Num contexto marcado por instabilidade geopolítica e mudanças frequentes no cenário económico global, é expectável que ocorram realinhamentos estratégicos significativos. Mercados que antes eram considerados estáveis tornaram-se imprevisíveis, obrigando líderes, gestores e empreendedores a repensar abordagens e procurar novas oportunidades de crescimento sustentável.

Neste ambiente, os mercados emergentes — como a Índia e outros países asiáticos com elevados índices de crescimento económico, forte presença de gerações jovens (Gen Z e Millennials) e um aumento constante do rendimento disponível — surgem como alternativas viáveis e atrativas para empresas com visão de longo prazo.

Este Short Program oferece-lhe a oportunidade de explorar o potencial real destes mercados através da experiência prática de especialistas com mais de 25 anos de carreira em contexto internacional. Vai aprender o que significa verdadeiramente entrar — ou reentrar — em geografias como a Índia (5ª maior economia do mundo), compreendendo a fundo a dinâmica de mercado, os fatores críticos de sucesso, e o papel da sua marca num ecossistema cultural e económico completamente distinto.

Através da análise de casos reais de empresas que já fizeram este percurso — com sucesso ou com desafios — irá assimilar lições valiosas, que vão permitir-lhe construir um plano de ação concreto, aplicando modelos testados e frameworks eficazes. A sessão culmina na definição de estratégias práticas e na identificação dos próximos passos a dar com as suas equipas.

Mesmo que não esteja, neste momento, a planear abrir uma nova frente de expansão internacional, este workshop vai expandir a sua visão estratégica, oferecendo ferramentas que ajudam a identificar oportunidades escondidas, repensar abordagens atuais e reforçar a preparação da sua organização para navegar cenários complexos com confiança e agilidade.

Através da partilha de insights sólidos, dados atuais e exemplos práticos, os participantes irão compreender os principais pontos críticos a considerar antes de avançar para mercados emergentes: o quê, porquê e como fazer.

Com base em princípios estratégicos de marketing, irá discernir os elementos mais relevantes para o seu negócio, saber como alinhar recursos e prioridades e sair do programa com capacidade para mobilizar as suas equipas e executar um plano GTM (Go-To-Market) e RTM (Route-To-Market) adaptado à nova realidade.

Problemas abordados e soluções propostas

  • Obter clareza sobre os principais pontos a considerar antes de planear ou consolidar investimentos em mercados emergentes;
  • Adaptar e aplicar modelos estratégicos com fatores críticos validados que influenciam diretamente o sucesso;
  • Aprender com discussões centradas em exemplos reais — o que funcionou, o que não funcionou, o que evitar e o que replicar;
  • Identificar os elementos-chave das estratégias GTM e RTM a adotar e onde concentrar investimento e esforço;
  • Definir os seus próprios indicadores de sucesso ou performance, que lhe permitam validar o caminho escolhido e ajustar o percurso.

Benefícios

  • Compreender os fatores multidimensionais (financeiros e não financeiros) envolvidos numa estratégia de entrada em mercados emergentes;
  • Integrar a lógica de “dentro para fora” (conhecimento interno da empresa) com a perspetiva de “fora para dentro” (realidade do mercado-alvo);
  • Reconhecer fatores de sucesso e limitações típicas através de exemplos concretos — tanto de sucesso como de insucesso;
  • Desenvolver abordagens estratégicas de Go-To-Market (GTM) e Route-To-Market (RTM);
  • Aplicar um framework prático que facilite a execução bem-sucedida do plano estratégico.


No final deste Short Program, os participantes terão adquirido um conjunto de competências críticas de decisão, úteis não só para entrar em novos mercados e geografias, mas também para revitalizar o portefólio de produtos ou serviços existentes nas suas organizações.
Concretamente, irá:

  • Aprender a desenhar uma estratégia de entrada de mercado holística;
  • Compreender o impacto de fatores contextuais que afetam o sucesso de qualquer iniciativa de expansão;
  • Tirar partido das lições aprendidas por outras organizações — o que as tornou bem-sucedidas e quais os riscos a evitar;
  • Seguir um processo claro e estruturado para construir uma estratégia GTM e RTM robusta;
  • Desenvolver a sua própria matriz de sucesso para guiar a implementação da estratégia.

Destinatários

Este programa destina-se a líderes de topo e decisores estratégicos dentro das organizações, incluindo:

  • Diretores de Marketing (CMOs)
  • Diretores de Operações e Logística
  • Diretores de Recursos Humanos
  • Diretores Financeiros
  • Responsáveis de Estratégia e Expansão
  • CEOs e Administradores com mais de 15 anos de experiência relevante

    Professores

    Este workshop será conduzido por profissionais altamente experientes na área do marketing, com um profundo conhecimento da transição da Índia como mercado emergente e da forma como diversas empresas desenharam estratégias vencedoras em diferentes categorias de produto e serviço.

    Ramiro Martins, Professor de Marketing Estratégico, responsável pela Área Académica Política Comercial e Marketing da AESE Business School e Visiting Professor do IIM Rohtak (India).

    Jacqueline Pereira Mundkur, is backed with 25+ years of multi-sectoral experience having held CXO level roles in marketing strategy, sales and customer experience. She is CEO, The Nxt Levels Advisory associated with School of Business Management, NMIMS Mumbai where she is involved in research and teaching of Marketing Strategy. She has co-authored a book on Customer experience (The customer first mindset, 2022) and has published Case Studies in reputed journals. She has held workshops and seminars in the UAE, UK and Singapore and is an invited Speaker at Industry Forums. Apart from being an Independent Director, she also mentors senior level women leaders and tech-based start-ups.

    Metodologia

    Sessões personalizadas e interativas, que combinam:

    • Método do caso e discussões em grupo;
    • Resolução de problemas reais;
    • Análise de casos práticos;
    • Dinâmicas de grupo e exercícios de role-play.

    Os participantes aprendem fazendo, aplicando os conteúdos a situações próximas da realidade empresarial.

      Lingua, Local e Preço


      LÌNGUA: Inglês

      LOCAL:
      AESE Business School
      Calçada Palma de Baixo 12, 1700-166 Lisboa

      PREÇO
      : Early bird till one month prior to the begining of the Short Program | €412
      Alumni Group Members and Sponsoring Companies | €412
      General Public | €515

      All prices exclude VAT, which will be added at the legal rate in force.
      Registrations will only be confirmed upon receipt of payment.
      AESE reserves the right to cancel this Short Program up to one week before the scheduled date, should the necessary conditions for its proper delivery not be met.

      Data

      30 de setembro

      Horário

      Dia completo

      Data limite de inscrição

      25 de setembro

      Inscrição

      Ao proceder à sua inscrição, a AESE fará o tratamento dos dados pessoais, de acordo com o Regulamento Geral de Proteção de Dados para, designadamente, elaborar a lista de inscrição, criar crachá e/ou placa de identificação, elaborar a lista de participantes e/ou proceder à respectiva faturação, bem como o registo de imagens e fotografia ou vídeo no âmbito da atividade da AESE.

      * Preenchimento Obrigatório



      Contacts

      Afonso Leitão

      shortprograms@aese.pt

      Mobile (+351) 217 221 530

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