Sobre nós > AESE

Há 40 anos a preparar Líderes

O que é que as notas Post it, o Cubo de Rubik e a CNN têm em comum com a AESE?


Todos nasceram em 1980. Em janeiro desse ano, numa feira de brinquedos em Londres, era lançado o cubo de Rubik. Em abril, os blocos quadrados em papel amarelo que hoje conhecemos por Post-It’s chegavam às lojas americanas. No primeiro dia de junho seguinte, a CNN fazia a sua primeira emissão a partir de Atlanta. E no dia 3 de outubro desse mesmo ano, nascia em Lisboa a AESE – Associação de Estudos Superiores de Empresa. Era a primeira Escola de Negócios dedicada a preparar os novos líderes de um país cuja democracia era a mais jovem da Europa.

Tal como todas as grandes obras, a AESE nasce do sonho. O sonho de um grupo de gestores e académicos que, sentindo que a frágil economia nacional iria necessitar de líderes bem preparados para o futuro, foi capaz de reunir uma equipa ímpar, alavancada na escola irmã, o IESE Business School, e não desistir até que o sonho se tornasse realidade.

Em comum com os que nasceram no mesmo ano, a AESE mantém o rigor e desafio intelectual de um cubo de Rubik, a atualidade na informação de uma CNN e o carácter inovador e pragmático que uma nota Post-It revela. Mas acima de tudo, mantemos hoje a relevância e peso na sociedade e no tecido empresarial português que nos tem inspirado desde sempre.

Completámos 40 anos no ano da Covid 19, mas o nosso trabalho em prol de uma sociedade melhor faz-nos focar no que de bom aconteceu: 2020 foi o 1º ano em que as emissões de CO2 diminuíram;  depois de 4 anos sem um único caso em África, a Poliomielite foi erradicada do mundo; um grupo de cães treinados salvou 45 rinocerontes da caça furtiva na África do Sul; e apesar de terem sido desafiadas para lá dos limites, as famílias, associações, escolas, instituições de saúde, empresas dos mais variados sectores económicos comprovaram que existem heróis desconhecidos por todo o planeta. É para este tipo de desafios que preparamos hoje os líderes de amanhã.

As 4 décadas em que temos preparado mais de 7.500 líderes, as nossas parcerias nacionais e internacionais, o conhecimento consolidado e os laços que tão estreitamente nos unem aos nossos Alumni, fazem com que possamos encarar o futuro com a mesma determinação e confiança que nos fez nascer no ano dos Post-It’s, da CNN e do cubo de Rubik. Sabemos que, ao completarmos meio século, estaremos já a viver com eletricidade sem fios; imaginamos que, ao entregar diplomas aos nossos participantes no PADE em 2040, muitos estarão a usar aparelhos auto-sustentáveis; e não temos dúvidas de que as salas de aula do MBA de 2050 estarão construídas com tijolos que acumulam energia. Tal como não duvidamos que os líderes de algumas das empresas que produzirão estas e outras inovações positivas para a Humanidade terão certamente passado pela AESE.

Fazemos memória do nosso passado. Vivemos a complexidade global do presente, apaixonadamente. E, confiantes, olhamos um futuro sem limites, mas que queremos que seja mais humano e inclusivo.

Festeje os 40 anos connosco.

40 histórias

No ano em que é lançado o 1º Apple Macintosch, João Gomes Esteves completa o 4º PADE na AESE


Em janeiro de 1984, com um filme publicitário realizado por Ridley Scott e inspirado na obra homónima de George Orwell, foi lançado o primeiro computador Apple Macintosh. Nesse mesmo ano, João Gomes Esteves completava o seu PADE – Programa de Alta Direção de Empresas – na AESE.

João Gomes Esteves é hoje o Presidente da Assembleia Geral da APIFARMA.

#AESE #AESEBSCHOOL #ALUMNIAESE
#HA40ANOSAPREPARARLIDERES

Atravessar o Pacífico em balão, ou completar o PADE na AESE?


Foi em Fevereiro de 1995 que o balonista Steve Fawssett completou a primeira travessia a solo do Oceano Pacífico em balão, garantindo o seu lugar na História.

Nesse mesmo ano, mas em Julho, Dulce Mota completava o seu PADE na AESE, preparando o caminho para o lugar que ocupa hoje na nossa História: o de CEO do Montepio Geral.

#AESE #AESEBSCHOOL #ALUMNIAESE
#HA40ANOSAPREPARARLIDERES

Completar um PADE ao mesmo tempo em que nasce um país


O referendo em Timor Leste que decidiu a sua independência da Indonésia foi realizado a 30 de Agosto de 1999. 99% da população daquele território afluiu às urnas para, com 78% dos votos, fazer nascer uma nação. Apenas um mês antes, António Martins Costa completava o seu PADE na AESE, afirmando-se na sua posição como líder.

António Martins Costa é hoje Presidente da AMCHAN – Câmara de Comércio Americana.

#AESE #AESEBSCHOOL #ALUMNIAESE
#HA40ANOSAPREPARARLIDERES

Os testemunhos dos nossos líderes

Jordi Martinez

Portugal Group

Vasco Falcão

Konica Minolta Ibéria

Afonso Carvalho

Grupo EGOR

Miguel Maya

Millenniumbcp

Marta Contente

Bristol Myers Squibb

Soraya Gadit

InoCrowd

Raquel Bogas

Flexdeal