Notícias > AESE e Sustentabilidade na Prestação de Cuidados de Saúde
Transforming Education for a Future of Sustainability, Equity and Inclusivity
10/12/2025

A AESE Business School participou na “3rd International Conference on Advancing Sustainable Futures” (ICASF 2025), realizada nos dias 10 e 11 de dezembro e organizada pela Universidade de Abu Dhabi (EAU). No âmbito do evento, foi apresentado o artigo científico “Compassionate Communication in Healthcare Management: BIGAMES©Simulation Case Study”, da autoria dos Professores Nuno Biga e José Fonseca Pires, distinguido na categoria “Transforming Education for a Future of Sustainability, Equity and Inclusivity”. O artigo descreve um projeto-piloto desenvolvido no PADIS | Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde da AESE, assente na simulação estratégica de um Serviço de Urgência Hospitalar. Neste estudo analisou-se de que forma diversas variáveis de eficiência operacional e de liderança/comunicação compassiva podem ser integradas na avaliação do desempenho de equipas. A investigação teve como suporte o Simulador BIGAMES©SU, que modela o funcionamento de uma urgência hospitalar em cenários de elevada exigência ética, incluindo a comunicação de más notícias a doente interpretada por uma atriz.
O projeto envolveu a participação de 46 profissionais de saúde, dos quais 93% exercem no dia-a-dia funções de liderança (administração hospitalar, direções clínicas e coordenação de equipas de enfermagem), organizados em duas equipas em regime competitivo. A simulação decorreu em duas fases: analógica (aprendizagem e treino das regras da simulação) e digital (recorrendo a uma aplicação concebida para replicar sistemas de informação hospitalar, automatizar fluxos e suportar decisões em tempo real). A liderança compassiva (CL) foi avaliada com recurso a método científico previamente validado. O desempenho global de cada equipa foi apurado através da ponderação entre indicadores de natureza operacional e comportamental.
Em síntese, o estudo realizado sugere que a digitalização de processos, se feita de forma adequada, permite reduzir a carga operacional e libertar tempo e atenção para a dimensão relacional do cuidado ao Utente, permitindo também evidenciar que a comunicação compassiva é passível de ser treinada e pode ser mensurável no âmbito de modelos de avaliação suportados por KPIs. A satisfação média dos participantes nas simulações SU© de suporte ao estudo apresentado no ICASF2025 atingiu 99%, com testemunhos abonatórios extraordinários. Edições do Simulador SU© realizadas posteriormente já incorporaram a metodologia de avaliação da compaixão na prestação de cuidados de saúde, com Participantes de Portugal e da República Dominicana: “Es, sin duda, una herramienta formativa de altísimo valor que marca un antes y un después en cómo entendemos la enseñanza de la gestión hospitalaria” [Sharon Schnabel, Directora de Transformación y Desarrollo].
O Professor Nuno Biga, autor dos simuladores BIGAMES©, integrou a Comissão Científica desta conferência internacional.

