Eventos > Alumni Learning Program

Economia Social: o que é, que valor, que desafios?

Contribuir para uma sociedade mais justa e equitativa. Promover o desenvolvimento de pessoas e instituições que procuram chegar a todas as latitudes da nossa sociedade.  Entre outros, estes serão certamente dois desafios assumidos por quem trabalha no setor de Economia Social.  Nas empresas lucrativas abraça-se o mote do exercício da Responsabilidade Social Corporativa. Onde se cruzam os desafios destes dois setores da economia? De que forma podemos colocar frente a frente os setor de Economia Social e o setor lucrativo, numa perspetiva win-win, em prol do tão falado bem comum?


Criadas sem fins lucrativos, com o intuito de produzir serviços que respondam a necessidades reais, as organizações que integram o setor de Economia Social, têm a particularidade de, baseadas na parceria entre pessoas com interesses comuns e recorrendo a intervenções de tipo participativo, priorizar as contribuições pessoais e profissionais, sejam voluntárias ou remuneradas, sobre o capital. A sustentabilidade das instituições deste setor é um tema de agenda em todo o mundo, reconhecendo-se a sua importância, tanto ao nível da assistência e serviços que prestam, como pelo seu impacto na economia dos países e global.


A gestão deste setor tem vindo a sofrer francas alterações ao longo dos últimos anos. Se já lá ia o tempo em que bastava o bom senso e a convicção do desejo de bem-fazer, hoje gerir entidades de economia social reveste-se de amplos desafios na resposta às necessidades sentidas. Do diálogo intersectorial à captação de investimento, da gestão de recursos humanos à satisfação de trabalhadores e beneficiários, da resiliência a novos modelos de gestão, caminhos que os líderes e colaboradores destas entidades terão de percorrer com ânimo e determinação. Poderão as empresas lucrativas participar destes desafios?

Professora

Cátia Sá Guerreiro, Diretora do Programa de Gestão das Organizações Sociais (GOS) e do Liderança no Feminino (OSA), e Professora de Fator Humano na Organização

Preços

Membros do Agrupamento de Alumni da AESE | Gratuito
Alumni e Geral | 20 €


N.º limitado de participantes presencialmente.


A gravação integral da sessão será disponibilizada, nas condições autorizadas pelo orador, exclusivamente aos inscritos que tenham comprovadamente assistido à sessão.

Data

9 de novembro de 2021

Online

Das 18:h00 às 19h00

Data limite de inscrição

7 de novembro de 2021

Ficha de inscrição

As inscrições estão fechadas para este evento.

Contactos

Contactos

Empresas Parceiras: