O Futuro tem de contar com os mais Velhos - AESE Business School - Formação de Executivos

Notícias > Fórum PADIS

O Futuro tem de contar com os mais Velhos

01/02/2024

“Os mais velhos também fazem parte do futuro!”, afirmou, categoricamente, a Administradora Hospitalar, da ULS Coimbra, Diana Vilela Breda, ao iniciar a sessão.

O Prof. José Fonseca Pires, anfitrião do Fórum PADIS online e Diretor do Programa de Alta Direção e Instituições de Saúde, considerou a palestra de Diana Vilela Breda, Administradora Hospitalar, da ULS Coimbra e Alumna PADIS, “inspiradora, humanista, esperançadora… optimista!”. Reunidos virtualmente em torno do tema “Um hospital amigo dos mais velhos”, o debate realizou-se a 1 de fevereiro de 2024. Neste evento participaram dirigentes e decisores da área da Saúde em Portugal.
Diana Vilela Breda apresentou o trabalho desenvolvido com a comunidade senior, no Hospital Arcebispo João Crisóstomo, em Cantanhede, um projecto de co-criação, de construção conjunta com as pessoas.

Apesar de Portugal não ser um país para velhos, “é um país de velhos”, pelo que se torna premente mudar o paradigma da prestação de cuidados, designadamente hospitalares, para um modelo integrado, centrado nas necessidades dos doentes.

Neste sentido, importa medir as intervenções, a fim de se apurar a eficiência. A Administradora Hospitalar, da ULS Coimbra, defende que “são sempre as pessoas que fazem a diferença”; portanto, o maior investimento deve ser na equipa.

Sofia Uva, Business Consultant, da Grape Ways, uma consultora especialista na operação em unidades de saúde, interveio na sessão reforçando a ideia da necessidade de conseguir atuar e obter resultados, dando conta da sua preocupação de pôr em prática as várias escalas que existem e fazê-las adequar à realidade das nossas pessoas mais idosas.

A título de conclusão, o Prof. Fonseca Pores encerrou a sessão com palavras de agradecimento à “Drª Diana Vilela Breda pelo projeto que liderou no Hospital Arcebispo João Crisóstomo e pela partilha tão enriquecedora no Fórum PADIS online, na AESE Business School.”



Mais informações sobre os Fóruns PADIS, realizados anteriormente pela AESE.