AESE insight #43 - AESE Business School - Formação de Executivos

AESE insight

AESE insight

AESE insight #43 > Thinking ahead

E tu, que farias neste caso …? O Caso Vista Alegre

Este ano assinala-se o centenário do primeiro caso de estudo empresarial, o “General Shoe Company”, da Harvard Business School, escrito por Clinton Biddle, em abril de 1921. Desde então, Harvard e outras grandes escolas de negócio utilizam casos reais de empresas e situações de negócio para preparar líderes para os desafios que enfrentam no mundo real.

É neste processo de aperfeiçoamento pessoal que se revela a excelência do método. E por duas razões, fundamentalmente: primeiro, porque dá vida aos conceitos e, segundo, porque o debate com pares enriquece em muito a aprendizagem pessoal.

Quando se gera o debate em sala de aula, acontece muitas vezes aquele momento mágico em que se abrem as mentes, os olhos, os ouvidos e todos se envolvem na cocriação colaborativa de conhecimento, a partir das diferentes experiências profissionais e das diferentes formas, muito pessoais, de pensar, de decidir e de agir. É quando se dá a aprendizagem. É quando se enraíza a aprendizagem, também do professor.

Na AESE, ao longo dos nossos 40 anos de vida, formámos mais de 20.000 executivos com esta metodologia, debatemos mais de 35.000 casos e produzimos mais de 500 casos originais. Associando-nos ao centenário do método do caso, selecionámos 100 casos escritos por professores e alunos da AESE. Alguns marcaram todos os Alumni da AESE e valem a pena ser relembrados. Outros serão, provavelmente, desconhecidos e valem a pena ser descobertos. Ao longo deste período habitual de férias, semanalmente, iremos publicando esta lista e sugerindo a leitura de um caso.


Boa leitura e boas férias!

Autores do caso

Cláudia Rodrigues, Alumna Executive MBA AESE
Mauro Almeida, Alumnus Executive MBA AESE
Adrián Caldart, Responsável Académico e Professor de Política de Empresa da AESE

Vista Alegre – De Ílhavo para o Mundo

Orgulhoso da empresa que representava, Nuno Barra pensava nos desafios que o futuro lhe reservava.
A VA pautava-se pela excelência, história e tradição, onde os produtos eram obras de arte criadas pelas mãos de experientes artesãos e que se soube reconstruir pelo design e inovação.
A estratégia de internacionalização tinha apresentado resultados extraordinários, mas Nuno Barra refletia sobre o maior dos desafios: ser referência a nível mundial em todas as áreas da porcelana: na mesa, na decoração e na hotelaria.
Como alcançar este patamar? Como transformar a VA numa marca global?
E a produção, teria capacidade de acompanhar esta evolução?
A par com esta preocupação, estava a 4ª revolução industrial. A VA não podia ficar indiferente às novas técnicas de fabrico e de produção industrial, como a impressão 3D.



Ler o caso >>

100 anos, 100 casos AESE

  • OMSA Alimentación, S.A.
  • PriceWaterhouseCoopers
  • Grupo BCPAtlântico
  • Mudança Cultural na EDP
  • A Estrutura Directiva da Renfe
  • GLS – Grupo Luis Simões
  • Unicer Bebidas de Portugal: Construir uma Estratégia de Mudança
  • O Novo estilo da HP
  • Mapfre Finisterre
  • O Banco Grameen – O crédito como Direito Humano
  • Associação Guias de Portugal
  • As Políticas de Recursos Humanos do Grupo Universal
  • VIVO. Portugal Telecom e Telefónica de España no Brasil
  • Aravind Eye Care System
  • The Barefoot College
  • Infosys
  • As Espirais da Carreira Profissional
  • O “Pé de Jaipur”
  • Crescimento e diversificação na Martifer
  • Projecto de integração. A GALP em Espanha
  • Dr. Devi Shetty e a revolução na saúde – A Narayana Hrudayalaya Healthcity
  • Médis
  • Estratégia Corporativa da Galp Energia
  • Bancos Alimentares contra a Fome
  • Jaguar, Land Rover – Até quando sobreviverão?
  • FISIPE – Um MBO de alto risco
  • Grupo Casais
  • Santini – “I gelati più fini del mondo”
  • Infosys, Índia
  • TMG: Liderar a Empresa Rumo ao Futuro
  • Symington Family Estates (SFE) –A wine company geared to the future
  • Casa Relvas – A arte de ser disruptivo
  • Grupo Barraqueiro – Crescimento, diversificação e internacionalização (2019)
  • A Indústria de videojogos para consolas em 2011
  • Navigator: Uma decisão que pode mudar um País
  • Grupo Barraqueiro – Crescimento, diversificação e internacionalização (2020)
  • UNIPLACES – The quest for a competitive value proposition
  • Auto-Vila, Reciclagem de Resíduos Industriais, Lda. (1987-1995)
  • ClubSmart: uma parceria de sucesso
  • SIBS – A Rede do Multibanco
  • Patagonia, Inc.
  • A Teviz sete anos depois
  • Finishing do Millennium BCP em Julho de 2004
  • A Gestão da Inovação na Brisa
  • Econstroi – Uma Plataforma Electrónica de Compras do Sector de Construção Civil
  • Lusa – Agência de Notícias de Portugal
  • Vortal, Connecting Business and Public eTendering
  • Gestão da inovação na Portugal Telecom – O Programa Open (Fase 1)
  • Quinta da Aveleda
  • Brisa Inovação e Tecnologia: da Inovação para a Internacionalização
  • ActivoBank –- O Banco que simplifica
  • H3 – Fast Service / Not So Fast Food
  • Lusosider Aços Planos
  • Gestão da inovação na Portugal Telecom – O Programa Open (Fase 2)
  • ECCO Portugal – 2015
  • Luis Simões em Madrid – Reestruturação das Operações Logisticas
  • TMG Rumo ao Futuro
  • Solancis – O futuro construído pedra sobre pedra
  • Grupo EDP: From Insourcing to Full IT Outsourcing
  • Parques de Sintra – Monte da Lua
  • Grupo Parras
  • A Coopetição como estratégia de sustentabilidade no douro: O caso da Lavradores de Feitoria
  • Grupo Polisport – A eterna paixão pelas duas rodas
  • Grupo Sogrape – Tradição, paixão e inovação
  • SUMA – Gestão de Resíduos no contexto das “Smart Cities”
  • Fidelidade – A Internacionalização de uma Companhia de Seguros
  • Vulcano Termodomésticos, S.A.
  • Galp Energia – Iberização do Retalho
  • Logoplaste – Inovação no Mercado Global: da Embalagem à Solução
  • Millennium BCP – A Refundação de um Banco no Lançamento de uma Marca Nova
  • Ronald Reagan – Uma Campanha de marketing Político
  • Lançamentda Super Bock “MINI” – Estudos de Mercado na Indústria Alimentar
  • Clube Pedigree & Whiskas
  • HPP Saúde – A Avaliação da Satisfação dos Clientes
  • VêGê – Reposicionamento de Marca na Indústria Alimentar
  • Portugal Fresh
  • Vitacress – A conquista da Europa
  • Fly London
  • Science4You: desafios de crescimento num mercado em crise
  • VIA VERDE Portugal – A criação de um ecossistema
  • Mateus Rosé –- Making the brand sparkle to Millennials
  • Mimo TMN
  • Aerosoles
  • Levidura – Botas de Montanha – Um Projeto Industrial
  • Restaurante Lisboa
  • Marriot International Inc.
  • As contas do Benfica, Porto e Sporting
  • Lusoponte – O Refinanciamento da Ponte Vasco da Gama
  • O Aumento de Capital da EDP
  • Myojo Foods, Co. Ltd
  • A AbrilControlJornal
  • Sistema de Informaçãda Clínica Universitária de Navarra (SI-CUN)
  • Alliance Healthcare – Transformação Digital
  • E-Business na Galp Energia
  • A Odisseia do Endurance
  • Centro de Cirurgia Cardiotorácica de Coimbra
  • Fernando e Maria da Conceição
  • Departamento de Operações do Millenniumbcp
  • Starbucks Corporation: Motivação e Trabalho em Equipa
  • Travel Store
2024 Copyright AESE Business School :: Todos os direitos reservados :: Usamos cookies para darmos a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a sua navegação iremos assumir que não tem nenhuma objeção com a utilização de cookies.
2024 Copyright AESE Business School :: Todos os direitos reservados :: Usamos cookies para darmos a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a sua navegação iremos assumir que não tem nenhuma objeção com a utilização de cookies.